Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Vimos, nas três últimas matérias das sextas-feiras, que a aprendizagem escolar rende mais para o alunado, quando há uma cooperação entre os segmentos responsáveis pela educação – em qualquer nível (grau) de estudo. E que essa cooperação não satisfaz, apenas, com um ensino centrado na escola e na condução do professor. Enquanto cliente à busca de um bom aprendizado, o aluno precisa ser o seu próprio protagonista para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos, isto é, o agente (ativo e não passivo) dos saberes necessários para o futuro dele. No início desse processo, a escola deve promover um fórum, antes do início das aulas, contando com a participação da direção da escola, de orientadores pedagógicos, dos professores, dos pais e de representantes do alunado. Ali, apresenta-se um elucidário sobre o modelo da relação ensino-aprendizagem que pode promover melhor rendimento escolar e satisfação dos partícipes do processo co-elaborado na busca dos resultados esperados.
Na oportunidade do fórum, todas as pessoas presentes farão em leitura, em equipes mistas, visando conhecer a programação dos conteúdos e as estratégias a serem aplicadas, cooperativamente, isto é, apresentando-se mais sugestões devidamente compartilhadas nas equipes. Assim, por que esse encontrão? Porque, para se atingir os melhores resultados esperados na aprendizagem, durante o ano letivo, é preciso que haja uma compreensão clara de que o aluno será o principal agente construtor dos saberes necessários, ao futuro profissional e cidadão que ele espera alcançar. Os conteúdos desses saberes constam na programação das séries, direcionada pelo Ministério da Educação, que é detalhada pelos Conselhos Educacionais Municipais, Estaduais e do Distrito Federal. O Fórum, ao esclarecer como atingir o objetivo proposto, serve de motivador para que os presentes sensibilizem-se com a importância do papel de timoneiro, que o aluno exercerá na direção correta para o alcance do destino desejado pelos pais, professores, orientadores e da equipe da gestão escolar.
Como os pais podem contribuir para o êxito desse modelo proposto durante o fórum? Durante o fórum. ao conhecerem as estratégias, sugeridas pela escola e aperfeiçoadas no referido “encontrão”, os pais puderam entender a vantagem dos filhos deles assimilarem as orientações básicas para a aplicação da(s) metodologia(s) ativa(s) favorável(is) à melhor aprendizagem, a partir da proatividade dos filhos, em sala de aula ou em grupos de colegas de sala, seja de forma presencial ou a distância. Os orientadores pedagógicos, ou os próprios professores conhecedores as estratégias sugeridas, estarão à disposição para auxiliar os pais no desenvolvimento escolar dos filhos, dirimindo as dúvidas de percurso.
Após as primeiras semanas, os alunos já vão assimilando o modelo adotado pela escola e compactuando com colegas, principalmente com aqueles que os seus representaram durante o fórum. Mas isso não impede que os pais acompanhem a performance dos filhos, contribuindo, também, com algumas explicações sobre as estratégias do desenvolvimento dos conteúdos. Havendo dúvidas dos pais, pedir ajuda à orientação pedagógica da escola facilita a relação pais-filhos-escola, no contexto da confiança e da motivação que todos precisam manter até onde os filhos prosseguirem estudando
Por fim, é importante observar que, antes de um casamento, é aconselhável que as Secretarias de Educação e instituições não-governamentais ofereçam seminários aos futuros cônjuges, àqueles que almejam filhos e, principalmente, os que sabem da importância de uma relação familiar consistente, permanente e co-responsável pelo êxito continuado de toda a família.
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Tenha um ótimo aproveitamento deste assunto e um feliz festejo junino!
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