Oportunidades e desafios também foram tratados em apresentações
Na manhã da última sexta-feira, dia 26, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) deu início aos trabalhos de construção do documento que irá nortear as metas e objetivos da instituição no próximo quinquênio: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do período 2024-2029. Para munir a comunidade acadêmica de informações relevantes para o documento, foi realizado um evento com palestras sobre planejamento, metodologias, oportunidades e desafios do PDI.
Abrindo o evento, a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, ressaltou a importância da participação de todos para que seja construído um documento com a real necessidade da instituição. “Convidamos toda a comunidade a participar, pois quem está vivenciando os desafios diários do atendimento ao aluno e do fazer a instituição é que sabe os pontos em que precisamos nos desenvolver e como realizar. Além disso, é necessário participar para poder cobrar também”.
Por sua vez, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Chirlaine Cristine Gonçalves, explicou de que forma o PDI deve ser construído, a sua relevância, o que significa, com seus objetivos, metas e eixos. “Temos um guia metodológico que norteia as ações para a construção do plano. Hoje estamos dando início a estas ações, e a próxima etapa será a capacitação das comissões e, a seguir, as comissões locais começarão seus trabalhos para captar as informações necessárias à elaboração do PDI”. Chirlaine destaca ainda que todos os membros da comunidade acadêmica podem e devem participar da elaboração do PDI, junto às comissões locais.
Convidado para falar sobre a importância do PDI como estratégia institucional, Sérgio Sávio Conceição, reitor de Planejamento e Orçamento da UFS, destacou a relevância do planejamento para o trabalho de gestão, em específico o orçamento, sobre o trabalho que o IFS vem realizando em planejamento e os principais problemas, erros cometidos. “Não há como se pensar em uma execução orçamentária sem planejamento. O foco em planejamento vem sendo cada vez mais implementado e ganhando papel de relevância nos órgãos, com equipes dedicadas e envolvendo todas as áreas. Quando nos antecipamos aos problemas, nortear onde queremos chegar, conseguimos ter mais foco no que precisa ser feito”. Sérgio dividiu o espaço de palestra com Estelamaris da Costa Pina, coordenadora de Planejamento da UFS.
Representando os diretores de campus, Sônia Pinto Albuquerque, diretora do Campus Estância, parabenizou a participação da comunidade acadêmica no evento de abertura. “É gratificante participar de um evento de abertura de elaboração de PDI com tantas pessoas participando, interessadas em participar, em contribuir com esse documento que é o norte de nossas ações. Não é possível pensar na instituição que queremos sem nos debruçarmos neste plano”, destacou.
Por fim, os participantes do evento puderam conferir apresentações culturais com Joanna Correia, aluna do curso técnico integrado em Química do Campus Aracaju e uma das vencedoras do IFSTAR 2023, e o samba de roda da comunidade quilombola Sítio Alto.
No responses yet