Seus textos serão disponibilizados todas as sextas-feiras
O Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista é o novo colunista do site da Asap/Se e publicará toda sexta-feira um texto diferente, referente às áreas de educação e administração. Em sua estreia, o docente irá falar sobre “Teoria das Organizações e Gestão Escolar (I)”.
Nascido na cidade do Rio de Janeiro e com passagem na Paraíba, o professor Bira, como é conhecido por seus alunos e amigos, lecionou na Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre 1971 e 1995 e na Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese), nas áreas de Letras, Administração e Metodologia Científica, e também foi colunista do Jornais de Sergipe e Jornal da Cidade.
Confira o Texto:
Teoria das Organizações e Gestão Escolar (I)
Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Descrever sobre Gestão Empresarial sem o auxílio da Teoria Geral da Administração – (TGA) ou Teoria Organizacional não faz muito sentido. O fato é que, à luz da Administração, enquanto ciência social, uma Gestão Escolar não pode prescindir de fatores e variáveis presentes em qualquer livro de TGA.
Um administrador, que nem sempre é o dono da empresa, é responsável pela tomada de decisão e da condução das estratégias em qualquer meio corporativo. Ele precisa de habilidades, mesmo as mais básicas, a fim de concretizar o sucesso esperado, com a devida competência profissional, principalmente quando dispõe de um conhecimento generalizado sobre as instâncias administrativas da empresa.
Assim, um administrador planeja, controla, dirige e avalia metas, pessoas, princípios, desde o processo de captação, seleção, do treinamento e crescimento de colaboradores, para atenderem a demanda dos diversos setores da empresa e, enfim, fazer alcançar os objetivos dentro das metas previstas por ela.
Já o gestor serve-se da teoria administrativa para garantir que a empresa esteja alcançando seus objetivos, dentro das condições previstas nas metas, inclusive sobre o alcance da satisfação dos clientes internos (colaboradores) e dos externos (consumidores e fornecedores), em uma postura de liderança cooperativa com as diversas equipes de setoriais da empresa. Desta forma, o papel principal do gestor é guiar a instituição de ensino de maneira eficaz e eficiente, seguindo os planejamentos estratégico, tático e operacional e visando à efetividade da missão e da visão da escola.
O(s) Gestor(es), que pode(m) ser, também o(s) proprietário(s) da instituição de ensino, acompanha(m), analisa(m) e avalia(m) cinco (5) dos principais fatores variáveis, pelo menos, mas de modo interativo, quais sejam: o fluxo de caixa, que deve estar bem estruturado; sistemas e digitalização adequados, que atendam às necessidades funcionais, acompanhando, em particular, as necessidades; um quadro de capital humano (colaboradores, ou clientes internos), com foco nestes e nos clientes externos; liderança nas avaliações de desempenho (360° preferível para os recursos humanos) e da eficácia das estratégias adotadas; o gestor é menos pressionado do que os administradores setoriais, pois necessitam de mais e de melhor tempo, a fim de alimentar a captação de mais alunos e de apresentar o processo decisório dos principais dirigentes ou proprietários,
As variáveis de gestão do capital humano de qualquer empresa incluem mecanismos de reconhecimento e de promoção, alinhados à qualidade de vida no trabalho (QVT), que incluem diversos espaços e programas geradores de satisfação dos clientes internos e, por conseqüência, dos clientes externos, que recebem um atendimento diferenciado, comparando com outras instituições.
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