ADUFS realizará Assembleia nesta quarta-feira
O presidente da Associação dos Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino em Sergipe (ASAP/SE), o administrador Arivaldo Prata Neto e a presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS) Josefa Lisboa, se reuniram na manhã da última terça-feira, dia 13, para falar da Resolução 44/2022/CONSU.
A Resolução estabelece normas e procedimentos sobre o Processo Eleitoral, com vistas à composição de listas tríplices para escolha de reitor, vice-reitor, Diretores e Vice-Diretores de Centros e Campi.
Na tarde de hoje haverá uma reunião com toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a ASAP/SE será representada pelo professor Eduardo Ubirajara.
Confira a nota da ADUFS:
Na próxima quarta-feira (13), a comunidade acadêmica está convocada para definir os rumos da Universidade Federal de Sergipe pelos próximos quatro anos. A Assembleia Geral Universitária acontece a partir das 14h na Praça da Democracia – no Campus São Cristóvão – e deverá eleger a Comissão Eleitoral que organiza a Consulta Pública Paritária à Reitoria e Vice, além de um calendário contendo todos os passos do processo.
A atividade é organizada pelas entidades representativas da comunidade acadêmica: ADUFS, SINTUFS e DCE-UFS. No processo de escolha cada setor tem o mesmo peso, sem desigualdades entre docentes, discentes e categoria técnico-administrativa.
ENTRE TRANCOS E SOLAVANCOS
Apesar de iniciativas como a Resolução 44/2022/CONSU, que pretende tirar das entidades a responsabilidade de escolha à Reitoria e Vice, a Assembleia Geral Universitária vai seguir a tradição de quatro décadas de escolha democrática direta.
Para a professora Josefa Lisboa, presidenta da ADUFS, este é o momento de retomada democrática na condução dos rumos da UFS. “Nós sofremos um golpe em 2020, tivemos muitos problemas em meio à pandemia de Covid 19, chegamos a ter interventora na UFS por conta de toda a instabilidade, mas neste ano nós não vamos abrir mão de escolher o reitor ou reitora da nossa Universidade, essa escolha será feita pelo corpo profissional da ativa, aposentadas e aposentados, além de estudantes que constroem a nossa IES”, salientou.
A construção da Assembleia Universitária foi aprovada em Assembleia Geral da categoria docente em 26 de janeiro.
No responses yet