Essa semana um Executivo me perguntou qual seria a melhor opção: contratar uma mentoria para um novo emprego ou um serviço de um Headhunter para fazer sua recolocação profissional.

Eu respondi que não há uma resposta pronta para esta pergunta, pois depende de, basicamente, 3 fatores:

  • Tempo disponível,
  • Recurso financeiro e
  • Experiência do profissional a contratar.

O primeiro aspecto, seu tempo disponível, vai definir muito dessa estratégia.

Na mentoria, o profissional vai dar as diretrizes e missões e você vai cumprir. Ou seja, o Mentor vai traçar todo o caminho, mas quem vai trilhar é você. Todo o “serviço pesado” e operacional será seu. Então, se você está fora do mercado de trabalho, desempregado, e possui disponibilidade para cumprir as tarefas que um mentor vai determinar, a mentoria é uma ótima opção, pois você mesmo poderá desenvolver as técnicas e conseguir seu emprego, inclusive utilizando o seu próprio  Network.

Mas se você ainda está trabalhando, passa o dia todo ocupado, tem pouquíssimo tempo para procurar uma nova posição, mas mesmo assim quer trocar de empresa ou ganhar um valor maior em outra organização, aí eu sugiro a contratação de um Headhunter ou empresa especializada para fazer a sua recolocação profissional, pois eles farão todo serviço de conexão entre você e as oportunidades do mercado.

O segundo aspecto básico a se analisar é o Recurso Financeiro que você possui ou está disposto a empregar no seu processo de recolocação.

Se contratar um Mentor, quem irá realizar todo o serviço será você. Ele irá te orientar sobre as melhores estratégias, dirá qual o caminho a ser percorrido e irá ensinar você a alcançar as metas desejadas para conseguir seu próprio emprego.

Já o Headhunter possui o seu próprio canal de relacionamentos, suas técnicas e estratégias para conseguir o emprego e, normalmente, possui uma equipe operacional que reestruturará seu currículo e lhe dará treinamento de entrevista para um desempenho de forma mais assertiva. Neste caso você estará contratando uma equipe para trabalhar para você.

Este serviço possui, obviamente, um custo bem maior e, por isso, o valor investido é substancialmente mais elevado.

O terceiro aspecto é a experiência, competência e reputação do profissional que você vai contratar. Investigue quanto tempo ele atua no mercado, o histórico e o currículo do Mentor/Headhunter, procure saber quantas pessoas ele já assessorou e qual o índice de sucesso dele. E, por fim, tente observar com quais empresas ou empresários ele possui conexão. O nível de influência dele é muito importante para te ajudar na recolocação.

E qual dos dois é mais eficiente? Os dois são bons. Não há diferença significativa. O que vai definir é o equilíbrio entre os três aspectos (tempo disponível, recurso financeiro e experiência do profissional) para desenvolver as atividades de busca de sua nova posição.

Então, baseado no que colocamos aqui, qual seria a melhor solução para o seu caso? Contratar um Mentor ou um Headhunter?

 

Professor Sérgio Araújo, Headhunter, Escritor do Livro Vencendo o Desemprego.

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?