Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Na matéria da sexta-feira, 11 deste novembro, nossa matéria, discorrida neste espaço, versou sobre duas das treze Metodologias Ativas (MA´s), já anunciadas em matérias anteriores: gamificação e sala de aula invertida. De igual modo, apresentamos mais duas tipologias das MA´s, na sexta-feira 18. Lá, comentamos sobre design thinking e cultura maker.
Uma vez mais, vale lembrar que as estratégias, ligadas às MA´s, pretendem, como objetivo principal, atender a necessidade de colocar os alunos no modelo de educação inclusiva, onde eles são os protagonistas da sua aprendizagem, enquanto capazes de dominar, construir e de aperfeiçoar o modelo passivo, ainda bastante atual. No caso das MA´s, os alunos constroem sua aprendizagem, seguindo as etapas das unidades programáticas de suas respectivas séries. Assim, de forma mais ativa, isto é, com sua participação no processo decisório da metodologia “ensino-aprendizagem” e com auxilio do aparato tecnológico, eles sentem-se mais motivados para os saberes possíveis.
A matéria de hoje, 24 de novembro de 2022, traz mais duas metodologias, para refletirmos e, se possível, propiciar a este professor e aos seus seguidores sobre o assunto, uma oportunidade de se fazer uma avaliação parcial desses seis tipos de MA´s, já incluindo os de hoje – aprendizado por problema e aprendizado por projetos. Caso não haja interesse por participar, cooperativamente, dessa avaliação, preferindo esperar que atinjamos o conjunto das 13 estratégias, a fim de se fazer uma melhor análise comparativa das MA´s, não haverá problema. Vamos construir, juntos, essa análise e avaliação, para ver efetivadas as devidas justificativas sobre a validade delas.
De que trata a MA aprendizado por problemas? Como já vimos nas quatro matérias anteriores, as MA´s são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os alunos a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, cujas tarefas são protagonizadas por eles, estimulando-os a tomarem iniciativas, a discutirem, analiticamente, fazendo se sentirem responsáveis pela construção do próprio conhecimento. O professor é coadjuvante nos processos de ensino, propiciando que os alunos sejam protagonistas do seu aprendizado, isto é, os alunos resolvem, de forma colaborativa, situações-problema para a construção de novos conhecimentos.
Se um projeto só pode caminhar, se houver, pelo menos, um problema, como caracterizar a MA baseada no aprendizado por projetos? Neste tipo de aprendizagem, os alunos são desafiados a resolver um problema, por meio de etapas metodológicas, cujas estratégias devem ser aplicadas, visando-se à obtenção de um produto (resultado) pedagógico.
Sendo assim, a diferença entre essas duas MA´s encontra-se nas respectivas etapas. No aprendizado por problemas, as etapas têm a formulação de hipóteses, como foco principal, quais sejam: a investigação e a solução para a questão apresentada, antes das hipóteses consolidadas. Já no aprendizado por projetos, as etapas são focadas na criação de um produto – no caso, o aluno pronto para o trabalho e para a vida, quando se comprova que ele conseguiu aprender e vencer. O auxílio dos métodos das lógicas indutiva, dedutiva, hipotético-dedutiva, entre outras, constituem a base científica de comprovação e da conseqüente validade das hipóteses.
Bom proveito!
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