Uma coisa é certa: todos nós temos pontos negativos.
Seja na área profissional, na área pessoal ou na área familiar. Mas o mais difícil é saber como lidar com eles.
Assim, a resposta para essa pergunta é reconhecer que eles existem.
Só que isso não é tão fácil assim. Quando se trata de pontos fracos nós temos a tendência de pender para um dos extremos: ou não conseguimos enxergá-los ou passamos a valorizá-los demais.
Essa tendência de extremismos, de não enxergarmos ou de potencializarmos um defeito que nem é tão grave assim, pode prejudicar nossa tomada de decisão para melhorar o nosso comportamento.
Então, para se ter a exata noção do tipo de oportunidades de melhorias que temos, precisamos ouvir as pessoas ao nosso redor de forma aberta, sem autodefesa nem justificativas para os defeitos que nos apontam. Precisamos aprender a ouvir sem filtros prévios nem agressões a quem nos fala.
Eu sei. Isso dói. Mas, como um remédio amargo, é terapeuticamente necessário.
Mas vou te sugerir um exercício prático que pode ajudar muito:
Não apenas ouça: anote cada um deles! Coloque estas impressões em um pedaço de papel ou em uma planilha. Em uma coluna escreva um determinado defeito e na coluna seguinte você coloca que providências pode tomar para melhorar o seu comportamento dali por diante
Este é um exercício prático muito eficaz para o autoconhecimento que vai te ajudar a superar os seus defeitos que venham a ser apontados.
Porém, a depender do seu grau de dificuldade em lidar com críticas advindas de seus amigos, parentes ou colegas de trabalho, sugiro que procure ajuda profissional. Um bom psicólogo certamente vai te auxiliar a encontrar o equilíbrio no seu autoconhecimento acerca dos seus pontos negativos.
Contudo, é importante ter noção de algumas coisas:
1° – Ter defeitos é normal;
2° – Nenhum defeito é tão grande que não possa ser corrigido;
3°- Não procure problema onde não tem. Se você enxerga em si mesmo algum defeito que ninguém mais perceba se incomode com isso, na prática, esse defeito não existe.
4° – Se você receber críticas, ouça sem revidar. Agradeça e reflita sobre ele. Se achar que vale a pena, tente mudar. Caso contrário, não. E vida que segue…
5° – Não é porque alguém aponta o defeito em você que ele realmente exista. Muitas vezes as pessoas só estão olhando para um espelho. Ou seja, na verdade só enxergam em você o defeito que existe nelas mesmas;
E, por fim, enxergue em cada defeito uma oportunidade de melhoria e crescimento pessoal. No fundo, eles não são nada mais do que isso.
Bom se você leu esse artigo até aqui, parabéns! Só quem está muito interessado em se melhorar como pessoa e como profissional é que busca conhecimento até a última gota para se entender melhor e fazer a diferença com aqueles que estão à nossa volta.
Você tem pontos negativos? Claro que sim. Todos temos. Veja aqui algumas dicas de como lidar melhor com eles.
#pontosnegativos #oportuniadedemelhoria #planejamentoestrategico #planejamentodecarreira #carreiraprofissional #sucessoprofissional #hunterh #headhunter #jobhunter #professorsergioaraujo
.
No responses yet