UFS é reconhecida como uma das principais IES do Brasil, com destaque na área de Ciência da Saúde e avaliação com nota máxima da Capes para o curso de Medicina
Apresentação do Professor Eduardo Ubirajara R. Batista (*)
O fato de ter sido professor de várias disciplinas de diversos cursos da graduação e da pós-graduação da Fundação Universidade Federal de Sergipe, proporcionou-me uma prazerosa oportunidade ímpar de conhecer quase todos(as) professores(as), assim como técnico-administrativos(as) e alunos(as) de todas áreas do conhecimento acadêmico. Isso acontecia, porque, entre as disciplinas dos primeiros períodos, Metodologia da Ciência era ofertada a todos os cursos. Desenvolvi-me, preparando aulas com base na contextualização dos conteúdos das disciplinas ofertadas pelos diferentes cursos ou áreas próprias dos meus alunos e minhas alunas. Em alguns semestres, eu já estava lecionando outras disciplinas. E tudo motivado pela vontade de somar as experiências com as minhas disciplinas com os variados conteúdos enriquecedores dos diversos e aparentados cursos.
A fidalguia e a solidariedade dos colegas facilitaram a minha vocação de aprender mais para servir melhor. Assim, conheci muito(as) docentes notáveis em suas pesquisas – incluo aqui os reitores de 1071 até o presente -, motivando-me a “ir adiante”. Deduzimos o quanto a UFS já era rico de saberes e de competências desses profissionais. Passaram-se 59 anos de professor, dos quais, 26 anos servindo à UFS, a partir de 1971. Em 1996, aposentei-me desta Universidade, mas sem me ausentar dela, somando outros anos de ensino na Paraíba. Hoje, apraz-me ouvir falar, ler e ver somente notícias alvissareiras sobre esta respeitável Instituição de Ensino Superior (IES), que vem, cada vez mais, destacando-se no cenário nacional, entre outras IES´s, também de notáveis pesquisadores(as), muitos deles(as), assim como os(as) de nosso quadro, reconhecidos(as) no exterior.
A UFS alcançou destacados níveis de ensino, pesquisa e de extensão. E, neste momento, ostenta o nível mais alto entre os cursos da área de Ciências da Saúde do país. E o de Medicina é o carro-chefe, oferecendo à sociedade sergipana, e a candidatos de outros Estados, o mestrado e o doutorado. Há, ainda, um leque significativo de cursos de Aperfeiçoamento e de Especialização, não só estendidos aos demais cursos da área de Saúde, além de outras áreas. Nesta parte I do assunto em tela, citamos meios de comunicação de Sergipe, podendo ser acessados, principalmente os que seguem pelos seguintes link´s: a) da UFS – https://ascom.ufs.br e https://secom.ufs.br ; b) sites do Instagram, tais como: https://www.instagram.com/p/DSp_7UDEdxr/?igsh=ZjFKYzMzMDQzZg= e https// www.instagram.
com/p/DTssaCgYDeAt/?igsh=MTFjNjBsc2tvdHAwZQ
Observação:Na parte II desta matéria, a ser veiculada na sexta-feira 20 deste mês, citaremos, ao final, outras fontes, igualmente importantes, para melhor conhecimento dos(as) leitores(as) interessados(as)]. “Citaremos depoimentos de professores(as) e de alunos(as) de Pós-graduações. Os cursos de pós-graduação lato sensu, atualmente oferecidos pela UFS, serão, também, expostos, o que facilitará o cabível interesse de candidatos a qualquer um dos cursos.”, destacou o Professor, aposentado, Eduardo Ubirajara Rodrigues Batista, também vice-presidente da Associação de Professores Ativos, Inativos de Instituições de Ensino Público Federais e de Pensionistas – ASAP/SE.

No responses yet