UFS e Ibama dão início à revitalização do Viveiro Florestal da Universidade

Na tarde da última quinta-feira, 6, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) sediou o evento ‘Ganhos Ambientais do Licenciamento Ambiental Federal em Sergipe’, uma iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio da UFS, que reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de ensino e empresas de consultoria ambiental. O encontro, realizado no auditório da Associação de Docentes da UFS (Adufs), foi seguido por um ato simbólico no Viveiro Florestal da UFS, que marcou o início de sua revitalização.

O evento teve como objetivo apresentar ações de compensação ambiental realizadas por empresas privadas a partir do processo de licenciamento federal, destacando como esses investimentos retornam em benefícios ambientais e sociais para a população. Entre as iniciativas expostas estiveram a revitalização do Centro Histórico de Penedo, o monitoramento de avifauna na Floresta Nacional do Ibura e a requalificação do Viveiro Florestal da UFS, que será executada pela empresa Elecnor Brasil.

Durante a programação, estiveram presentes representantes do Ibama, da Casa Civil da Presidência da República (PPI), do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, da UFS, do Dnit, da Eletrobras Chesf, da Ufal e de empresas de consultoria ambiental. A mesa de abertura contou com a participação da diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama, Cláudia Jeanne da Silva Barros, e do superintendente do Ibama em Sergipe, Cássio Murilo Costa dos Santos.

O coordenador da Unidade de Licenciamento Ambiental de Sergipe do Ibama, Romeu Boto Neto, destacou a importância da parceria com a universidade para o fortalecimento das políticas de licenciamento.

“O evento representa a integração da universidade com as ações de licenciamento, caracterizada pela sinergia dos programas de monitoramento ambiental com as demandas de infraestrutura, pesquisa e extensão da UFS. Apresentando resultados concretos e perspectivas futuras de ganho ambiental pelo licenciamento federal em Sergipe”, afirmou.

Viveiro revitalizado e Refloresta UFS

A revitalização do Viveiro Florestal do Departamento de Ciências Florestais será um dos principais resultados da parceria entre a UFS e o Ibama. O investimento, viabilizado como compensação ambiental da Elecnor Brasil, faz parte do licenciamento das linhas de transmissão entre Xingó e Camaçari, conduzido pelo Ibama. A expectativa é que, com a requalificação, o viveiro aumente sua capacidade produtiva de 20 mil para 50 mil mudas por ano.

De acordo com o professor Milton Marques Fernandes, do Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFS) e integrante do Projeto Refloresta UFS, o viveiro passará por uma modernização completa, com melhoria da infraestrutura e ampliação das áreas de produção.

“Com essa ação, a UFS ganha uma estrutura de produção mais eficiente e sustentável. As mudas produzidas vão atender aos cursos de Ecologia, Biologia, Engenharia Florestal e Agronomia, além de contribuir com a restauração florestal em diferentes regiões de Sergipe”, explica o docente.

Ítallo Romany Nunes Menezes, coordenador do Refloresta UFS e membro da Superintendência de Governança Institucional (SGI/UFS), destaca que a revitalização integra um conjunto de iniciativas do projeto, que busca reunir e potencializar ações de reflorestamento e paisagismo já em andamento nos campi.

“O Refloresta UFS foi criado justamente para unificar esforços e captar recursos de empresas públicas e privadas, inclusive por meio de compensações ambientais. A parceria com o Ibama e a Elecnor é um exemplo de como podemos transformar essas oportunidades em benefícios concretos para a Universidade e para o meio ambiente”, ressalta.

O programa institucional Refloresta UFS, lançado pela Reitoria, tem como metas reflorestar, arborizar e compensar as emissões de gases de efeito estufa da instituição. Com o viveiro ampliado e revitalizado, a expectativa é que a UFS amplie sua contribuição para o combate às mudanças climáticas e para a preservação da biodiversidade local.

Ascom UFS

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading