Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista (x)
No artigo anterior, fizemos uma breve introdução sobre o tema em tela, expondo pontos
relevantes, sob a ótica da Teoria Geral da Administração, contextualizando alguns fatores
(variáveis de pesquisa) que exigem análise e avaliação constantes e continuadas. A
matéria anterior e esta objetivam orientar a escola, visando à satisfação dos alunos, de
seus pais ou responsáveis pelos alunos, e da sociedade que espera cidadãos profissionais
competentes, capazes de servir aos empreendimentos dela ou dos formandos.
Os meios, para o alcance do objetivo exposto, devem ser compatíveis com as exigências
do mercado de trabalho, aliados a uma necessidade da formação cidadã, capaz de motivar
os alunos a servirem bem à sociedade. Espera-se, um notório saber dos conteúdos
programáticos das disciplinas, além do desenvolvimento dos aspectos morais e éticos que
a educação inclusiva exige, para servir, de forma solidária, à sociedade plural.
Para alcançar as expectativas das pessoas significativas, já expostas acima, faz-se
necessário existirem planejamento e planos exequíveis, capazes de implantar, com êxito,
uma empresa, ou de incrementar mudanças na forma de gestar uma escola, a fim de que
ela seja dinâmica, criativa e compatível com as condições que uma Instituição de Ensino
bem estruturada, de qualidade desejada pela sociedade, precisa ter.
Nesse sentido, alunos, pais ou responsáveis pelos alunos, bem como os clientes internos
(gestores, colaboradores de diversos graus administrativos da escola), precisam conhecer
a cultura empresarial da instituição, apresentar, sempre, sugestões relevantes, nas
reuniões de avaliação previstas no calendário escolar. Isso resultará, para os clientes
internos, periódicos treinamentos, capacitações, programas de qualidade de vida, de
forma que sejam bons desenvolvedores de projetos, ao nível das necessidades e
expectativas dos gestores e dos clientes externos.
Costuma-se recomendar à gestão escolar condições capazes de enfrentar desafios, ou
seja, de evitar, ou de resolver, problemas de percurso administrativo nas atividades
variadas da escola, tais como: Estimular competências e habilidades exigidas pela gestão
pedagógica atualizada nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento; Incluir a
tecnologia adequada à motivação para aprendizagem e para a eficiência administrativa;
Motivar o corpo docente, ouvindo-o sempre; Exibir, com transparência, a disponibilidade
(fluxo) financeira da escola; Propiciar uma comunicação interna aprazível, incluindo
promoção de visitas de palestrantes de renome na escola – integração comunitária;
Lembrar, sempre, os pais sobre a necessidade de participar das reuniões integradas da
escola e, junto às coordenações de cursos, séries, períodos, para posicionar-se sobre o
desenvolvimento escolar dos filhos; Ao primeiro sinal de evasão escolar, aplicar
soluções, segundo o planejamento estratégico; Exibir filmes educativos, a fim de evitar
bullying em sala de aula e nos demais setores administrativos.
No responses yet