Restituição do Imposto de Renda é um alívio para quem precisa de um dinheiro extra. Geralmente, é muito esperada a notícia de que a pessoa está incluída no próximo lote a ser pago. Para quem está esperando pelo dinheiro, o professor do Centro Universitário do Distrito Federa (UDF), Deypson Carvalho, detalha como é organizada a fila de restituição do IRPF 2023.
De acordo com o professor, estão previstos cinco lotes de restituições. O primeiro lote está programado para liberação já em 31 de maio, e os demais no último dia útil dos meses subsequentes, até o quinto e último lote, em 29 de setembro de 2023.
Para este ano, a ordem de prioridade para a restituição é a seguinte:
1) Contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos;
2) Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave;
3) Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Contudo, uma das novidades para 2023 é que a opção do contribuinte por iniciar uma declaração pela pré-preenchida e optar pela restituição via PIX contribuirão na classificação da prioridade, após a consideração das três já previstas em lei, citadas acima. Ou seja: quem escolher essas duas opções simultaneamente entrará na ordem de restituição logo após os contribuintes com maior renda vinda do magistério.
O prazo para declaração do Imposto de Renda de 2023 vai até o dia 31 de maio. Até lá, todos os dias, a Radioagência Nacional tira uma dúvida por dia em um novo episódio da série, de veiculação gratuita por qualquer emissora do país.
*Essa é uma parceria da Radioagência com o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).
Edição: Sumaia Villela
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2023-05/qual-ordem-da-restituicao-do-imposto-de-renda-2023
No responses yet