Marzo Edir da Silva Grigoletto está em SE desde 2013
O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Marzo Edir da Silva Grigoletto, recebeu na última segunda-feira, 11, o Título de Cidadão Sergipano. A homenagem, que ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), foi de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP).
“Esse título é um reconhecimento, agora posso dizer que eu sou sergipano de fato e de direito. Já são nove anos no estado, com muitos projetos sociais, com mais de 30 mestres e doutores formados, com muita gente que passou por nosso grupo de pesquisa, muita gente que veio de outros países para conhecer o que fazemos aqui. Quando olho para a Universidade Federal de Sergipe, sinto a minha casa, onde eu estou por mais horas do meu dia. Então a carga emotiva é muito grande nesse momento e eu espero poder retribuir, continuar contribuindo com a ciência e com a educação, tão necessárias no nosso país”, declarou o professor.
“A Universidade Federal de Sergipe é o celeiro do estado, independente da sua visão política ou de mundo. Uma coisa que é inegável é a contribuição da universidade no desenvolvimento científico e o seu impacto social. Os nossos projetos de extensão hoje atendem a mais de 500 pessoas. E atendem com qualidade, então o papel da universidade é de suma importância, e deve ser reconhecido por todo cidadão sergipano. Eu, como um cidadão, e além disso como professor da casa, reconheço e abraço esse papel com carinho”, complementou Marzo Grigoletto.
Para o reitor da UFS, Valter Santana, que esteve presente à solenidade, a universidade se destaca pelas ações de quem a compõe. “Esse título marca o reconhecimento do professor Marzo, por todo o esforço e dedicação em levar o desporto para a sociedade; transformar a vida das pessoas que precisavam e não tinham a perspectiva de se movimentar e através de projetos desenvolvidos pelo professor Marzo, hoje voltam à vida ativa tendo qualidade de vida, levando à qualidade de ensino e ao diferencial”, observou.
O autor da homenagem, o deputado Neto Batalha, ressaltou a contribuição do professor Marzo, especialmente para a saúde do idoso. “Ele tem um belíssimo trabalho na área de Educação Física, fazendo com que mais de cem idosas façam atividade física. O professor é do Rio Grande do Sul, morou muito tempo na Espanha e está há nove anos no estado de Sergipe, contribuindo principalmente com a terceira idade”, enfatizou o parlamentar.
Idosas que fazem parte dos projetos de extensão do homenageado também prestigiaram o evento. Uma delas foi a senhora Solange Soares. “Eu sou da Bahia, vi o projeto do professor pela televisão, fui conhecer e gostei muito, eu adoro participar, me sinto muito acolhida. Eu só falto se for ao médico, se estiver adoentada, porque é uma grande alegria que eu sinto em participar das atividades”, comentou dona Solange.
Já o doutorando Leury Max Chaves, do Programa de Fisiologia da UFS, que é orientado pelo professor Marzo, fez questão de participar desse momento com o professor que muito acrescentou à sua vida acadêmica. “Sou orientado pelo professor Marzo desde 2013, quando estava no 3º período e fiz uma disciplina com ele. A partir disso ele me convidou para participar do projeto e, desde então, ele foi meu orientador em todos os trabalhos acadêmicos que eu apresentei em congressos, do meu TCC na graduação, no meu mestrado e agora no meu doutorado também. Além disso eu tive o prazer de ter uma formação muito grande como profissional de Educação Física junto com ele, porque ele me ensina, além da profissão em si, como ser um profissional de qualidade, um profissional que os outros tendem a respeitar. Se hoje estou onde estou foi com a ajuda do professor, com toda essa orientação nesses anos”, detalhou o doutorando.
Sobre o homenageado
Natural da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o homenageado possui Graduação em Educação Física pela Federal de Santa Maria, Mestrado em Metodologia de la Investigación em Ciências de la Salud e Doutorado em Ciências Aplicadas a la Actividade Física y el Deporte na Universidade de Córdoba, na Espanha e Pós-Doutorado no Hospital Universitário Reina Sofia, também na Espanha. O novo cidadão sergipano contou que morou no exterior por muitos anos e, ao regressar para o Brasil, se apaixonou por Sergipe e pelo acolhimento do povo.
Atualmente, é professor com Dedicação Exclusiva da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Educação Física, além de exercer a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
Durante quatro anos coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFS, único programa de mestrado em tal área de conhecimento nos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas. Na universidade, também é professor dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e em Saúde.
Desde a sua chegada a Aracaju, em 2013, traz ciência e um olhar voltado para a melhora da saúde. Recentemente esse fenômeno aconteceu nos âmbitos dos boxes de CrossFit e CrossTraining influenciado pelo seu livro CrossTraining: Treinamento Funcional de Alta Intensidade.
Ascom UFS – Com informações da Alese
No responses yet