Prof. Eduardo Ubirajara Batista

Neste capítulo, sintetizaremos as três últimas encíclicas, de um total de onze, conforme foi a proposta nossa, destacando o que foi relevante para a continuação das reflexões sobre os elementos pontuais, pertinentes às análises do tema titulado acima, sob uma visão progressista da Doutrina Social da Igreja Católica. As três encíclicas finais não impedem o avanço das preocupações dos últimos Papas, cujo teor destas encíclicas está na ênfase às questões sociais, mas sem se afastar do compromisso raiz dos pontífices recentes, de atrair, pelas vias do evangelismo e da caridade, mais seguidores do catolicismo. Inclui-se, aí, a busca por atitudes da vívida catequese, desenvolvida nas visitas a comunidades, nas orações, nos cânticos e louvores, que são capazes de exaltar e motivar na divulgação dos valores empreendidos por qualquer segmento religioso. As três encíclicas, que seguem abaixo, pelas quais propusemos orientar, lembrar e aperfeiçoar os novos projetos e planos, segundo as novas leituras, estrategicamente dirigidos nas caminhadas, nas missões itinerantes, em apresentações culturais e durante as Missas, etc., devem ser lideradas pelos párocos das igrejas, sob o crivo do Papa atual, dos Cardeais, Arcebispos, Cônegos, Bispos atuais, Ordens Religiosas, Apostolados…

São elas, as encíclicas desta matéria de hoje: A primeira é a Evangelium Vitae (O Evangelho da Vida), do Papa João Paulo II (1995) – faz menção à Encarnação, como sendo uma dádiva divina, uma expressão do amor de Deus dirigida às pessoas carentes, necessitadas. Também faz destaque aos desafios da cultura da morte, através do aborto, e ao relativismo vigente. Assim, é que, pelo mandamento do amor, é possível evangelizar, como base motivadora para as ações de sensibilização, seguidas de consequente estado de conscientização, visando às mudanças transformadoras, capazes de fazer as pessoas consolidarem uma nova cultura de mais justiça social, de mais amor ao próximo.

A segunda encíclica é a Deus Caritas Est (Deus é Amor), de Bento XVI (2005) – continua o pensamento e orientação da primeira encíclica acima (Evangelium Vitae). Desta forma, ao compreendermos que o mandamento do amor de Deus pela humanidade suscita um compromisso renovado como resposta a esse amor, esta encíclica articula a atividade da Igreja, voltada às ações de caridade, como sendo expressão do amor de Deus. Assim, a caridade fundamenta-se no encontro pessoal com Cristo, o que nos faz despertar o sentido do amor ao próximo, presente na Bíblia Sagrada, em João13:34, “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que, também, vós vos ameis uns aos outros.

A terceira encíclica, Caritas in Veritate (A Caridade na Verdade), Bento XVI (2009) enfatiza o que as duas encíclicas anteriores nos revelam. O Papa “[…] aprofunda os ensinamentos sociais da Igreja, fundamentando-os no amor e na verdade.”(*) Logo, como a justiça está ligada à caridade, os fiéis são chamados a praticar a justiça, como caridade para o bem comum. Assim, a construção de um futuro de paz, de amor e de justiça depende dos valores fundamentais da justiça e da caridade.

Como foi possível constatar nesta matéria, em tempo nenhum, desde a Rerum Novarum do Papa Leão XII (1891) até a Caritas em Veritate do Papa Bento XVI (1909), as palavras-chaves caridade e justiça social sempre estiveram correlacionadas. Nas sete primeiras encíclicas, das onze vistas, neste estudo, não estava explícita essa correlação, embora a Doutrina Social da Igreja, iniciada pelo Papa Leão XII, mostre que a preocupação maior àquela época assentava-se na questão da relação capital-trabalho, impiedosa, para os trabalhadores explorados pelo modo de produção capitalista industrial imberbe – mas que perdura, ainda, em várias partes do mundo.

A pedido de vários colegas professores e ex-alunos, iremos apresentar, na sexta-feira próxima, um resumo do livro Laudato Si (2015) do Papa Francisco. E, como segunda parte da matéria, faremos um resumo das 11 encíclicas, encerradas hoje, conforme prometemos antes.


(*) Disponível em: https//www.vatican.va.content/john-paul-ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25031995_evangelium-vitae.html

 

LEMBRETE: Caso não haja espaço para colocarmos as referências das fontes pesquisadas para esta pequena série temática, faremos matéria, para ser publicada na sexta-feira 26, relacionando-as.

Bom Proveito! E tenham um ótimo final de semana!

(edubira)

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?