Papa Francisco retorna à Casa do Pai Eterno, mas a Luz Dele continua brilhando entre nós

Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista

Reverenciado como um Papa simples, postando-se humilde, popularmente acolhedor e preocupado com as barreiras culturais, econômico-sociais impeditivas de uma melhor qualidade de vida das pessoas multiplamente discriminadas e das discriminações interseccionais injustas ou privilegiadas, que constituem as sociedades atuais, com um enorme fosso entre as extremas condições de vida – os mais pobres ante os mais ricos. Francisco conduziu o papado dele, baseando-se, também, nas bem-aventuranças do Sermão da Montanha: Bem-aventurados os pobres em espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, e os que são perseguidos por causa da justiça. Esta síntese das Bem-aventuranças e as encíclicas ajudam-nos a compreender o diferencial do Papa Francisco. Três questões e respostas nossas avivam as posturas dele,

● Por que Francisco foi, de fato, um Papa diferente, “pop”, como diziam os jovens, durante os primeiros anos da missão dele entre nós?→ Porque, além de simples, ter bom senso de humor, humilde, foi dedicado aos novos rumos da missão do catolicismo, tais como: começando pelo Vaticano, com a necessidade de recuperar a probidade administrativo-financeira; a inclusão educacional, cultural, social e econômica dos desamparados, discriminados, devido a diversos perfis, ignorados pela intolerância de muitas pessoas mais abastadas e menos fraternas.

● Por que muitos católicos não-romanos e muitos cristãos não-católicos declaram respeito a Francisco?→ Porque o Papa esteve, sempre, focado na defesa da unidade das religiões cristãs e da igualdade de direitos, em particular aos que mais precisam de muito cuidado humanitário. Em outras palavras, Ele seguiu, fielmente, em toda Sua vida sacerdotal, até enquanto Papa, as recomendações de Jesus, quanto à máxima do “amor ao próximo”.

● Então, as 5 Encíclicas de Francisco foram: Lumen Fidei (Luz da Fé, 2013 – coautoria do Papa Bento XVI); Laudato Si’ (Louvado Sejas, 2015); Fratelli Tutti (Todos Irmãos, 2020); Laudato Deum (Louvai a Deus, 2023) Dilexit Nos (Amou-nos Jesus, 2024). Por que muitos cientistas, estudiosos da mãe natureza, citam passagens de Encíclicas de Francisco, principalmente das Laudato Si e Laudato Deum?

→ Na Encíclica Laudato Si, sobre o cuidado de cada um de nós, da casa comum, o Papa Francisco, critica as práticas do neoliberalismo econômico sob a ótica do mercado, que nutre, de forma exacerbada, o consumismo, com forte tendência para um desenvolvimento cruel, de certa forma irresponsável. Assim, o pontífice faz um apelo aos cristãos, para que estejam voltados a uma mudança deste viesado percurso histórico, para a direção de uma unificação global, a fim de combater a degradação ambiental, o que freará as bruscas alterações climáticas e os consequentes danos, principalmente à saúde pública. Já na Encíclica Laudato Deum, Francisco retoma o eixo do Laudato Si, mas, agora, sob a dimensão da exortação apostólica sobre a crise climática, um título que enfatiza a necessidade de louvar a Deus por todas as suas criaturas e, também, refere-se ao perigo de o homem pretender ocupar o lugar de Deus.

Logo, Francisco alia a questão individual às necessidades humanas, através da Fé, ao respeito à Mãe Natureza, pois esta tem sofrido, conosco, as intempéries mudanças climáticas, muito mais autorizadas por líderes de diversas nações, que permitem que grupos, economicamente, fortes explorem, irracionalmente, as riquezas que nos foram concedidas, natural e benignamente, por Deus. Cabe-nos, humildes mortais, não deixarmos de pedir perdão a Deus por aqueles humanos que, certamente, ignoram os males que fazem à humanidade de nosso planeta.

Ao concluir o assunto em foco desta matéria, em seu capítulo primeiro (I), recomendamos aos prezados seguidores de nossas publicações, que leiam o conteúdo do link abaixo, que se abre com a chamada de atenção do inesquecível Papa Francisco, em 04.10.2023: “O Mundo está entrando em colapso…”, divulgada, em especial, na Encíclica, vista acima, com alguns detalhes, Laudate Deum, e que merece uma reflexão de comentários adequados ao confuso momento por que passa a humanidade. Link, abaixo: https://www.oc.eco.br/mundo-esta-entrando-em-colapso-diz-papa-em-nova-enciclica/

____________________

(Este texto foi compilado, principalmente de uma série de matérias nossas sobre Encíclicas Papais) Transcrito pelo jornalista: Leonardo Teles

Tenham uma boa leitura!

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?