O Reitor da UFS proferiu palestra na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Ativos das instituições federais de Sergipe (ASAP-SE).
O evento especial aconteceu durante o encontro mensal dos associados da ASAP-SE, na tarde de sexta-feira, 26 de setembro, e _objetivou abordar o legado da nossa Universidade e as perspectivas para o futuro.
Como convidado, o Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor André Maurício Conceição, esteve presente no referido encontro, sempre promovido para uma tarde de reflexão, diálogo, a partir de uma palestra, e culminando, como de costume, com um momento prazeroso de descontração e de um apetitoso lanche.
Sob o tema “Memória que inspira, futuro que nos guia”, escolhido pelo Reitor, para a palestra, ele destacou a importância de valorizar a trajetória da universidade pública brasileira e, ao mesmo tempo, projetar os próximos passos, diante dos desafios da educação, da ciência e da gestão universitária, atendendo as demandas da sociedade.
Após as manifestações dos associados, em torno dos principais destaques dos projetos propostos pelo Reitor, entre eles o voltado, especialmente, para os aposentados, foi servido o tradicional lanche aos presentes.
O Reitor expressou a satisfação dele por dialogar com os associados:
“Este foi um dos momentos mais gratificantes para mim, nestes primeiros meses de gestão, porque não se faz algo sem conhecer o passado, isto é, sem história. Quem construiu esta universidade, da forma como ela é hoje, uma referência de educação e ciência, são os nossos aposentados. Então, essa interação, construída com ideias e com bem vindos debates são muito enriquecedores. O aposentado, a aposentada, não têm, muitas vezes, o devido reconhecimento de que pertencem à existência da universidade. Então, a nossa busca é mostrar a importância de cada um deles e delas, pois, para nós, continuam fazendo parte desta comunidade”, destacou o reitor.
Esta iniciativa da ASAP reforçou o papel da UFS como instituição comprometida com a inclusão e a conexão entre ex-professores(as) e ex-técnico(as)-administrativos(as). Ao compartilhar experiências e perspectivas, o Reitor ressaltou como a memória institucional se alia à visão de futuro para consolidar uma universidade mais participativa e preparada para atender às demandas.
De acordo com o presidente da Asap, Arivaldo Prata Neto, além dos(as) aposentados(as), a associação engloba os(as) profissionais ativos(as), também, dentro do seu estatuto. “Hoje, um dos nossos carros-chefes são as palestras. A presença do Reitor, em nome da UFS, é importante porque ele passou a ter uma visão muito ampla sobre os associados. E ele sentiu-se muito feliz em poder proferir a elogiada palestra. Para nós, é muito bom que a instituição tenha essa visão sobre a Asap”, reforçou Arivaldo.
O encontro proporcionou um espaço exclusivo de integração da comunidade acadêmica com os associados da ASAP, fortalecendo vínculos e ampliando o debate sobre o papel estratégico da universidade pública desenvolvimento social e científico do Brasil.
No responses yet