ASAP-SE
8 de setembro 2023

Professor Eduardo Ubirajara R. Batista

 O poeta cubano José Martí (1853-1895) escreveu uma frase que se popularizou e inseriu-se no meio cultural, de tal forma que é comum depararmo-nos com seu uso: “Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro: [são] três coisas que toda pessoa deve fazer durante a vida.”

O nosso associado e colunista do site da ASAP-SE, Professor Antonino Campos de Lima fez de tudo, que Martí sugeria. Os fatos são destaque na produção de mais um livro da sua lavra literária: “Reminiscências de um engenheiro agrônomo.” Trata-se de uma vasta autobiografia, cujas memórias são dignas de quem tem sido dedicado, em toda sua vida, desde universitário, até exercer papeis de um expert polivalente, emérito em todas as atividades em que atuou, até estes dias. Segue a bibliografia dele.

Professor Antonino Campos de Lima

Antonino nasceu em Aracaju, Sergipe, em 1943. Formou-se em 1966 em Cruz das Almas, Bahia, no curso de Engenharia Agronômica da Escola Agronômica da Bahia (EAB), atualmente da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após iniciar a carreira profissional na região cacaueira daquele Estado, desenvolvendo, por quase quatro anos, as atividades de Extensão Rural, Antonino foi convidado para lecionar na Universidade Federal de SE, em 1970, iniciando a carreira do magistério e da pesquisa científica na área de botânica e paisagismo.

Em 1972, Antonino participou da criação dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFS. Ainda nesse ano, foi convidado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, para assumir o cargo de Diretor do Departamento de Serviços Urbanos, onde a Divisão de Parques e Jardins estava vinculada.

Já em 1975, a convite do governo estadual, assumiu a Diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-SE), onde permaneceu até 1978, quando retornou para a UFS, para, além de ensinar, exercer a função de consultor técnico junto ao Escritório Técnico Administrativo (ETA), implantando o paisagismo do campus.

Durante o período em que esteve no ETA/UFS, o professor teve a oportunidade de implantar o herbário da universidade, vinculado ao Departamento de Biologia, quando coordenava, também, os Projetos Flora-Nordeste/SE e Horta Comunitária.

Como grande admirador das Artes e da Cultura Social, Antonino participou, também, de atividades culturais, como Coordenador Estrutural dos cinco primeiros Festivais de Arte de São Cristóvão, promovidos pela UFS, e, como Coordenador do Centro de Extensão Cultural e Ação Comunitária (CRUTAC/CECAC), coordenou ações sociais e técnicas no meio rural.
E ao assumir o cargo de Prefeito da Cidade Universitária (1984 a 1988) implantou, entre outros projetos, o horto de apoio do campus, em convênio com a Prefeitura Municipal de Aracaju. A partir daí, foram produzidos milhares de mudas ornamentais e florestais, necessárias ao paisagismo de Aracaju e da UFS/São Cristóvão. E estendeu esta atividade para diversas cidades do interior do Estado.

Em 1992, Antonino realizou um antigo sonho, o de implantar o Curso de Engenharia Agronômica da UFS, junto com outros colegas do Departamento de Biologia. Daí, foi instalado o Departamento de Engenharia Agronômica, quando o professor foi nomeado primeiro chefe do departamento, até a data da sua aposentadoria em março de 1995.

Na UFS, lecionou as seguintes disciplinas: Morfologia dos Vegetais Superiores, Sistemática de Fanerógamos, Botânica Econômica e Elementos Básicos de Paisagismo. Acrescente-se que, mesmo tendo, eventualmente, ocupado alguns cargos dentro e fora da Universidade, jamais deixou de ministrar suas aulas.  Atualmente, Antonino tem ministrado cursos e palestras, publicado livros e artigos técnicos nas áreas …

Apesar de ter organizado uma coletânea das memórias privadas e profissionais, o professor não as havia publicado. Assim, neste início de setembro, a família o surpreendeu, entregando-lhe o livro a ele, chefe do clã, diante de familiares. Na oportunidade, a filha Antonina, doutoranda em Direito, lembrou que o livro descreve fatos e momentos marcantes na vida do pai, e foi desenvolvido com o sentimento vivenciado ao longo da vida dele.

Estiveram no evento de lançamento do livro, em família, entre os parentes: a esposa Giovanina; os filhos Júlio César, Antonina, Ricardo e Rodrigo; os netos Bruno e Clara; e os irmãos Cândido e Aluisio. Antonino agradeceu, emocionado, a todos os presentes e pelo valoroso presente. (7A)
A ASAP-SE, ao tempo em que parabeniza seu ilustre associado e a distinta família, comunica que promoverá o lançamento do livro do homenageado, em data a ser combinada com o mesmo, quando comunicará a todos associados.

Fonte da Bibliografia: Excertos compilados e revisados do resumo original do Prof. Antonino por edubira

 

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?