Professor Eduardo Ubirajara R. Batista
Antes de justificarmos o motivo desta matéria sobre o III Festival de Inverno de Palmares, povoado do município sergipano de Riachão do Dantas, vale citar algumas características geomorfológicas da região e de sua pertinente História. Riachão é banhado pelo riacho do Limeira, um afluente do rio Piauitinga e cuja povoação era conhecida por Riachão. E, em suas terras, no povoado Palmares, nasce um dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado de Sergipe, o rio Piauí que, junto com o Piauitinga, são os principais mananciais fornecedores de água para a geração de energia elétrica de diversos municípios do Sul de Sergipe e de alguns do nordeste da Bahia. A partir de 1943, o município passou a ser chamado de Riachão do Dantas, uma homenagem a João Dantas Martins dos Reis, o Comendador Dantas, chefe político prestigiado no tempo do Império do Brasil, chegando a ser vice-presidente da então Província de Sergipe.
Entre os Grupos de Trabalho (GT´s), que a ASAP dispõe para movimentar ações afirmativas de novos conhecimentos e de lazer, agregadores para seus associados, o GT-Cultura é de grande interesse. Desta forma, o Professor Bira, um aficionado por cultura e arte, faz parte desse GT, participando de encontros e representando o ASAP, nesses tipos de eventos. A escolha pela divulgação do sucesso do III Festival de Inverno de Palmares, povoado de Riachão, dá-se pelo fato de que o conhecimento do professor Bira, principalmente da vida acadêmica, sobre a professora emérita da UFS. Terezinha é filha de Riachão, tem título de Cidadã Aracajuana, membro e oradora oficial do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, membro da Academia Sergipana de Letras, do Museu do Homem Sergipano e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Para Bira, a justa homenagem do Festival de Inverno deste ano, durante os dias 9 e 10 deste mês de agosto, sob uma agradável temperatura, variando entre 12 e 19 graus é um reconhecimento sem restrições. A comprovação do mérito, ao qual Terezinha faz jus, está notório na programação festiva dos dois dias dedicados a ela. Pelos registros fotográficos, nota-se bem o que dizemos.
Quanto aos artistas e grupos que se apresentaram, nos dois dias, algumas, entre outras manifestações musicais – locais e nacionais -, destacamos, aqui: Lira Na. Sra. do Amparo, sob a batuta do maestro Dermival Candido dos Santos; Encontro de Pífanos e Banda Flor da Serra; Dorgival Dantas, Sergival & Banda, Kaelzinho Ferraz, Yves Araújo, Geninho Batalha, Jailson Siqueira, Itauan Nogueira, Cintura Fina, Banda Top Music, Banda Samba de Salto.
No cartaz, onde se encontra essa programação acima, lê-se o tema: “TEREZINHA OLIVA: A HISTÓRIA DE MULHERES QUE FAZEM ACONTECER” – uma exposição. Além das apresentações artísticas, houve Feira de Artesanato e de Gastronomia, exposições de Artes diversas e apresentações escolares de povoados da serra (Palmares, Bonfim e Forras), bem organizadas, mostrando memórias sobre a homenageada, com a participação de grupos de escolares da sede e de mais alguns povoados de Riachão – todos destacando valores e o modelo de professora, que a conterrânea Terezinha Oliva tem demonstrado por onde passa, como: peça teatral “A história da menina Terezinha”; acróstico e jogral sobre “Terezinha, a professora”; batuque do Quilombo “Terezinha Oliva, a escritora. E mais – apresentações folclóricas de grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), tais como: Dança São Gonçalo, Reisado, Samba de Coco, Batida de Quilombo; e Coral Infanto-Juvenil “Novo Amanhã”.
Entre pessoas apoiadoras e influentes em Riachão, verificam-se, nas fotos seguintes: as presenças da Padre Acival Vidal da Paróquia Na. Sa. Aparecida, do povoado Tanque Novo (Riachão) e a Prefeita de Riachão, Simone Andrade, com Terezinha Oliva ao centro; as filhas de Terezinha – Tamar e Tássia; Professora Edleide Rosa, da Comissão Organizadora do Festival, Professora Vanessa Guimarães; membros da Academia Riachãoense de Letras.
___________________________________________
(*) Dados coletados junto a Terezinha Oliva e à programação do III Festival de Inverno de Palmares (Riachão do Dantas-SE)
No responses yet