Professor Eduardo Ubirajara R. Batista

Nesta sexta-feira, 16 de dezembro, estamos concluindo a série de Gestão da Aprendizagem, sobre a tipologia das Metodologias Ativas (MA´s). Nas seis últimas matérias das sextas-feiras anteriores, apresentamos considerações sobre MA´s – introdução e 11 tipos estratégicos que levem o alunado ser capaz de protagonizar o próprio aprendizado escolar. Assim, estamos explicando os dois últimos tipos de MA´s: ensino híbrido e rotação por estações. Vale ressaltar que, em todas as matérias desta série, lembramos e relembramos o conceito de MA´s, seus objetivos e as justificativas pertinentes.

O que é ensino híbrido, enquanto estratégia para a autoaprendizagem do alunado? Trata-se de uma estratégia que possibilita um aumento de engajamento e conseqüente produtividade na aprendizagem escolar. Híbrido, porque contempla tanto ensino formal de sala, assim como a aprendizagem à distância, sendo esta uma alternativa libertadora, por causa da flexibilidade e do conforto. Isto se explica pela facilidade de se estudar em casa ou em qualquer outro lugar fora da escola, conforme a motivação que o local escolhido oferece para atender a necessidade e o interesse do aluno, da aluna.

Por outro lado, sabemos que a pandemia COVID-19 (coronavírus) provocou o distanciamento social, tanto dos colegas de colégio, como do convívio salutar com amigos, assim como com familiares. Os colégios e faculdades, mais atentos ao problema, promoveram reuniões de consultas presenciais ou por correspondência, com o alunado, com os pais e com o corpo docente. O objetivo era incrementar, ou inovar, estratégias que mantivessem o alunado em dia com a programação formal das aulas e com a liberdade de fazer suas consultas pelos livros ou pela internet, inclusive em artigos pertinentes aos assuntos de suas disciplinas.

Ao se adotar o ensino híbrido, muitas escolas não fecharam as portas, permitindo, assim, algumas consultas mais requisitadas pelos alunos, junto aos professores, coordenadores de cursos ou de disciplinas, mitigando dúvidas daqueles. Isso era possível com um número pequeno de alunas e alunos agendados, usando-se máscara e utilizando álcool nas mãos, na entrada e na saída dos ambientes da escola. O maior problema era com as aulas práticas, com o uso de laboratórios, etc.

De que trata a aprendizagem baseada na rotação por estações? Como se observou, todos os tipos das MA´s propiciam ao alunado estudarem com mais interesse, com autonomia e engajamento. Há menos conflito, vez que todos se sentem partícipes da construção dos seus saberes, do conhecimento. A estratégia baseada em rotação por estações funciona com práticas aplicáveis a outros tipos de MA´s, a exemplo para o ensino híbrido. É que o alunado se engaja ativa e rapidamente, o tempo todo, nas propostas sugeridas para estudo, no colégio ou à distância. Em uma pesquisa rotacional, o alunado pode ser convidado, consultado e orientado, primariamente, a pesquisar semelhanças e diferenças entre condições de aproveitamento nos estudos entre alunos da rede pública de periferia e os de colégios privados da zona urbana. Os resultados podem ser aproveitados na estratégia análise e discussões.

As estações são as fases, os espaços da pesquisa e da análise, como: Primeira estação – Ler informações sobre os perfis das escolas, dos alunos, das condições de aprendizagem; Segunda estação Pesquisar em um computador, no site que fale sobre elaboração de mapas mentais on-line, a exemplo do MindMeister. A turma pode usar outros materiais para criar um mapa mental sobre espaços suburbanos e urbanos; Terceira estação – Imprimir imagens de espaços suburbanos e urbanos, misturando-os, para que a turma distinga-os; Quarta estação – Pedir que criem um questionário impresso ou on-line com questões baseadas na sondagem prévia com a turma – em grupos de 4 ou 5. Agora, desenvolve-se o projeto (plano do assunto proposto). Cada grupo escolhe em qual estação deseja trabalhar. Após registrar as percepções das alunas e dos alunos, sobre as estações visitadas nos grupos, a professora ou o orientador pode reunir toda a turma, ouve os depoimentos das percepções ditas pela turma, registra as diferenças entre todos e encerra a atividade, para, depois, avaliar o desempenho da turma nas estações.

Na próxima sexta feira, 23 de dezembro, faremos um resumo sobre esta série (MA´s) que encerramos agora e disponibilizaremos as principais referências pesquisadas para as matérias vistas.

 

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