Entrevista: Professor Antônio Fontes Freitas fala com exclusividade após receber o Prêmio Governador Arnaldo Rollemberg Garcez

O professor, escritor e associado da ASAP-SE, Antônio Fontes Freitas, que foi homenageado na última sexta-feira, em Itaporanga D’Ajuda, com o Prêmio Governador Arnaldo Rollemberg Garcez, detalha, em entrevista exclusiva ao site da ASAP-SE, a honraria recebida e destaca a importância do gestor sergipano que dá nome ao evento realizado pelo promoter Gil Rodrigues.

“Foi uma noite muito especial, não só pela comemoração dos 39 anos de atividades de caráter social desenvolvidas pelo promoter Gil Rodrigues, que tanto soube colocar Sergipe no cenário nacional da beleza feminina, com participação ativa nos concursos de Miss Brasil, como também pela justa e merecida homenagem à figura do ex-governador Arnaldo Rollemberg Garcez, nosso querido conterrâneo, um homem simples, a quem Sergipe e, principalmente, Itaporanga D’Ajuda muito devem”, afirmou o professor Freitas.

Natural de Itaporanga D’Ajuda, o professor Freitas falou da relevância de seu conterrâneo Arnaldo Rollemberg Garcez para Sergipe, que foi gestor do Estado de 1951 a 1955. “Os mais novos talvez desconheçam o real significado desta homenagem que prestamos ao ex-deputado estadual constituinte, que se elegeu aos 23 anos de idade; ao ex-deputado federal por três mandatos; ao ex-governador do Estado de Sergipe; e ao ex-prefeito de Itaporanga D’Ajuda por dois mandatos. Como governador, Arnaldo Rollemberg Garcez surpreendeu a sociedade sergipana como um todo, principalmente os políticos, que, de forma pejorativa — para não dizer invejosa — costumavam chamá-lo de ‘O Governador Vaqueiro’, justamente por ser ele um dos grandes pecuaristas do Estado, proprietário da Fazenda Camaçari. Ele fez uma gestão totalmente voltada para o social, com importantes realizações também nos campos da educação, da cultura e das artes. Durante sua gestão, construiu o Teatro Atheneu, a primeira grande casa de espetáculos de Sergipe, à época um anexo do Colégio Estadual de Sergipe — hoje desvinculado da escola e denominado Teatro Governador Arnaldo Rollemberg Garcez. Ele não só construiu aquela belíssima casa de espetáculos como também promoveu a vinda do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro para a sua inauguração.”

Por fim, o professor Freitas falou sobre sua proximidade com o ex-governador. “Desde minha infância vivida no pequenino povoado Tinga, os nomes de Arnaldo Rollemberg Garcez e Maria Augusta Garcez, sua esposa, eram conhecidos da minha família Freitas, pois eles eram, respectivamente, padrinho e madrinha do meu saudoso irmão Edney, que nos deixou e passou a morar ao lado do Senhor Deus do Universo.”

A ASAP-SE parabeniza o professor Antônio Fontes Freitas pela merecida homenagem e reconhece sua trajetória dedicada à educação, à cultura e ao fortalecimento das tradições sergipanas.

CATEGORIES:

MURAL

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading