Por Shis Vitória/Agência de Notícias Alese
Em 14 de julho é comemorado mundialmente o ‘Dia da Liberdade de Pensamento’. A data celebra a importância deste direito conquistado ao longo dos últimos séculos. A liberdade de pensamento é a garantia que o indivíduo possui de manter e defender a sua ideia, ou posição, em relação a um fato ou um ponto de vista.
De acordo com registros históricos, a primeira iniciativa de definição dos direitos fundamentais e de liberdade do homem foi por meio da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, aprovada pela Assembleia Constituinte da França em 26 de agosto de 1789. Nesta mesma data, ocorreu a Queda da Bastilha, evento que marcou o início da Revolução Francesa. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão serviu de inspiração para Constituições Francesas, para a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) – criada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
Vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, a deputada Linda Brasil (PSOL), comentou sobre este tema. “A data é muito importante porque a liberdade de pensamento tem a ver com as liberdades individuais e com a garantia dos direitos humanos. Então, espero que cada vez mais que as pessoas possam ter a conscientização e empoderamento. A partir do conhecimento e pensar correto, respeitando a diversidade, poderemos ter uma sociedade com menos desigualdade e injustiça social”, frisou a parlamentar.
Foto: Divulgação
No responses yet