Como Reconstruir a Paz no Mundo (III): ONU, Pierre Weil e Encíclicas

Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista

Nesta terceira matéria (parte III do assunto em epígrafe), iniciamos citando eixos, negativos, de revisão sobre o incontrolável desmantelamento do que resta de paz no mundo. Segundo o levantamento da agência alemã de notícias, dv.com, o mundo se tornou, de modo geral, menos pacífico, com uma tendência de aumento nas tensões geradas pelas crises política e econômica – inclusive a de expansão territorial destrutiva e ilegal. Essas crises têm sido agravadas pela pandemia de Covid-19, mais forte entre 2019 e 2021, e diversas epidemias e endemias recorrentes. Em outras palavras, são as ações avarentas, (des)humanas, que mais têm causado doenças e perda de biomas. Lembramos que uma boa pesquisa precisa contextualizar: a má distribuição de renda, principalmente por parte do poder econômico privado mais forte, além dos fatores de dimensões territoriais e populacionais, que dificultam e atrapalham a administração pública. Some-se, a estes dois indicadores, o fato de ser o percentual da mão de obra qualificada insuficiente no mundo, ainda.


E a ONU, como age para recompor a paz e mantê-la, por muitos anos? Sabemos que manter a paz no mundo depende de todos os seres humanos. Porém não é, praticamente convencer a maioria das pessoas a se organizarem em busca de estabelecer um pacto político, econômico e social, capaz de formular regras consensuais, que limitem e delimitem territórios culturais capazes de utilizar a ponderação, a tolerância, a parcimônia, a resiliência e a solidariedade, favoráveis a uma paz duradoura. Com a criação da ONU, vários segmentos setoriais foram instalados, com representantes do conjunto de governos, de organizações internacionais, pesquisadores e de cidadãos do mundo. Assim, foram regulamentadas diretrizes norteadoras da promoção e manutenção da paz.
E como a ONU pretende reconstruir a paz no mundo? Apesar das diversas dificuldades, a ONU, através de órgãos, como UNESCO, UNICEF, FAO, PNUD, ACNUR, OMS e PAM, emprega diversos mecanismos para construir e manter a Paz Mundial, a saber: Prevenção de conflitos, Mediação e bons ofícios, Forças de Paz, Assistência Humanitária, Desenvolvimento Sustentável, Fortalecimento Institucional – além de Ações Específicas (Cessar fogo, Sanções e ação militar, Diálogo e inclusão, Transformação da governança global, Pesquisas com relatórios sobre os Direitos Humanos no Mundo). Como se pode notar, a ONU utiliza uma abordagem multifacetada para construir e manter a paz interna e internacional, combinando ações imediatas em situações de conflito, com iniciativas de longo prazo, para promover o desenvolvimento sustentável e a segurança global. Destaque: Todo 29 de maio é dedicado à comemoração do DIA INTERNACIONAL das Forças de Paz da ONU. Ver mais sobre a ONU em: https://brasil.un.org


E, segundo Pierre Weil, quais atitudes imediatas ele julgava – e ainda valem – serem mais importantes para reconstruir a paz no mundo? Para ele, deve-se integrar razão com emoção, e ciência com sabedoria tradicional. Isso mesmo, pois essas premissas do bom senso são imprescindíveis para se projetar uma Paz consensual, sob uma visão holística. Essa abordagem, em Weil, busca integrar diferentes áreas do conhecimento e da experiência humana para promover uma visão mais completa e interconectada da realidade, com foco na paz, na harmonia e no desenvolvimento integral do ser humano. Para ele, a Paz é um contínuo processo de construção, que se volta para a busca incessante da justiça social, pela superação dos conflitos e pela a promoção de uma duradoura convivência pacífica. Desta forma, a Paz deve ser conquistada através da ação vigilante de compromisso com um mundo mais justo e cada vez mais harmonioso, mais solidário. Para mais e melhores esclarecimentos sobre as atitudes de Weil, sugerimos acessar: unipazsp.or.br


A preocupação com a Paz, sob a ótica das Encíclicas Papais. Após o Papa Leão XIII, qual Encíclica que mais se ateve à questão da Paz? Antes, vale dizer que a partir da Encíclica Pacem in Terris, do Papa João XXIII, publicada em 1963, as demais seguintes, ao se preocuparem, além da Evangelização – tema que agrega a Paz de Espírito – a atenção especial com o ambiente natural e o comportamento social -, o que expressa uma grande preocupação com a Paz no Mundo Assim, é ela, a Pacem in Terris, que aborda a paz entre todas as nações, com base na verdade, justiça, caridade e liberdade, enfim, alinhada aos Dons do Espírito Santo. Logo, a Paz na Terra (tradução) foi um documento inovador, pois foi a primeira encíclica a ser dirigida a “todas as pessoas de boa vontade”, não apenas aos católicos. Ela enfatiza a importância da cooperação internacional e do respeito mútuo entre os povos para alcançar a paz duradoura.


Quanto às demais encíclicas pós Pacem in Terris, todas se preocuparam, também, com a questão da Paz, mas com foco ampliado para outros aspetos. Maior destaque cabe à Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, pois, embora seja mais conhecida por sua preocupação com o meio ambiente, toca, também, na relação entre a preservação da natureza e a paz social, justificando que a exploração irresponsável dos recursos naturais, há de gerar, inevitavelmente, conflitos.(5)

REFERÊNCIAS
(1) ÍNDICE GLOBAL DA PAZ: aumento de mortes em conflitos. (Dados do Brasil no Google em 2023) Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/brasil-cai-dez-posi%C3%A7%C3%B5es-em-ranking-mundial-de-paz/a-53766453 Acessado em 23 out. 2024
(2) UMA RECONSTRUÇÃO DA PAZ. Disponível em: https://www.google.com/search?q=Uma+reconstru%C3%A 7%C3%A3o+da+paz+%C3%A9+um+processo+multifacetado+que+envolve+a+supera%C3%A7%C3%A3o+de+conflitos+e+a+cria%C3%A7%C3%A3o+de+um+ambiente+de+conviv%C3%AAncia+pac%C3%ADfica+e+sustent%C3%A1vel. Acessado em: 15 mar. 2025.
(3) PAZ E SEGURANÇA. Disponível em: nric.org/pt/paz-eseguranca/#:~:text=As%20principais%20estrategias%20 para%evitar,e%20limitar%20 a%20sua%20disseminacao. Acessado em: 15 mar. 2025.
(4) BATISTA, Eduardo U. R. Paz, Justiça Social (VII): um caminho para reconstrução na Encíclica Laudato Si do Papa Francisco. Aracaju (SE), Informativo ASAP-SE de 19 jul. 1924.
(5) ENCÍCLICA QUE MAIS SE PREOCUPA COM A PAZ. Disponível em: https://www.google.com/search?=Em+que+ Enc%C3%ADclica+h% C3%A1+preocupa%C3%A7%C3%A3o+com+a+Paz+no+Mundo Acesso em: 21 mar. 2025.


Texto: Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Editoração: Jornalista Leonardo Teles Simões

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?