Auto-sabotagem Profissional: O Inimigo Invisível que Prejudica sua Carreira
A auto-sabotagem profissional é um comportamento inconsciente (ou, às vezes, consciente) que leva indivíduos a minar seu próprio sucesso, mesmo quando têm todas as condições e habilidades necessárias para alcançar seus objetivos.
Ela pode se manifestar de diversas formas, como procrastinação, perfeccionismo excessivo, medo de assumir responsabilidades ou até mesmo a tendência a se comparar constantemente com os outros. Esse padrão de comportamento pode comprometer seriamente o crescimento profissional.
A auto-sabotagem se manifesta de várias formas. Adiar tarefas importantes, mesmo sabendo que isso trará consequências negativas, é um dos modos mais comuns de auto-sabotagem. Isso se chama procrastinação.
Dar desculpas como “não estou inspirado” ou “vou fazer isso amanhã” é, no fundo, evitar enfrentar desafios que poderiam levá-lo ao sucesso.
Outra forma de auto-sabotagem é o perfeccionismo. Embora a busca pela excelência seja positiva, o perfeccionismo excessivo pode paralisar. A pessoa se prende a detalhes irrelevantes como pretexto e nunca conclui suas tarefas ou projetos, perdendo oportunidades valiosas.
O medo do fracasso ou do sucesso também é motivo de bloqueio. Muitas pessoas têm tanto medo de falhar que preferem nem tentar. Esse medo pode levar à estagnação, pois o indivíduo evita riscos e desafios que poderiam impulsionar sua carreira.
Por outro lado, por incrível que pareça, algumas pessoas têm medo do sucesso, pois associam isso a mais responsabilidades, pressão ou até mesmo ao medo de não se sentirem merecedoras.
Esse medo pode levá-las a sabotar oportunidades promissoras.Por fim, autocrítica excessiva e a comparação com os outros podem minar suas chances de sucesso. A constante autocrítica pode detonar a confiança e a autoestima, fazendo com que a pessoa duvide de suas capacidades e evite assumir projetos desafiadores.
Evitar comparar-se constantemente com colegas ou profissionais de sucesso e ser um pouco mais tolerante consigo mesmo podem impedir sentimentos de inferioridade e desmotivação, que levam à autossabotagem.
Professor Sérgio Araújo, Ph.D., autor do livro “Vencendo o Desemprego”
No responses yet