A Associação de Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas das Instituições Federais de Ensino em Sergipe (ASAP/SE) participou, na manhã da última quarta-feira, dia 14, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), da solenidade de instalação do Conselho Editorial da Rádio e TV da UFS. Na ocasião, foram empossados 28 membros titulares e seus respectivos suplentes, representando diferentes segmentos da comunidade acadêmica, bem como da sociedade civil.

A criação do Conselho Editorial é considerada um marco histórico para a comunicação pública na UFS, que se torna a primeira universidade pública do país a instalar um Conselho Editorial específico para a Rádio e TV universitária. O colegiado tem a missão de garantir a pluralidade de ideias, a diversidade cultural e a autonomia editorial desses dois veículos de comunicação da instituição, além de analisar programação, projetos, produtos e serviços desenvolvidos.

O associado e vice-presidente da ASAP/SE, professor Eduardo Ubirajara Rodrigues Batista, tomou posse como um dos titulares do Conselho Editorial da UFS, representando esta associação, por indicação do presidente da ASAP/SE, administrador Arivaldo Prata Neto, que reafirma o compromisso desta entidade com a defesa de uma comunicação pública democrática, plural e independente.

Para o professor Eduardo Ubirajara, a instalação do Conselho Editorial representa um avanço institucional significativo. “A UFS dá um passo histórico ao se tornar a primeira universidade pública a instituir um Conselho Editorial para seus principais veículos de comunicação – Rádio e TV. Isso fortalece e demonstra a transparência das atividades da UFS. Ao ampliar a participação social, o Conselho garante que a Rádio e a TV universitárias cumpram seu papel educativo, cultural e de espaço democrático”, destacou o professor.

Durante o mês de outubro, a UFS promoveu audiências públicas em seus campi, a fim de debater o papel da comunicação pública e a importância da pluralidade na definição das diretrizes editoriais da Rádio e TV universitárias. Os encontros reuniram estudantes, docentes, técnico-administrativos, movimentos sociais, gestores e a comunidade acadêmica em geral. Logo após esse processo, foram abertas as inscrições para os interessados concorrerem à composição do órgão consultivo.

A votação ocorreu de forma democrática e acessível a todo cidadão que habita em Sergipe, por meio da Plataforma Brasil Participativo, conforme explicou o presidente do Conselho Editorial e superintendente de Comunicação da UFS, Eduardo Almeida. “Nós contaremos com sete representantes indicados e 21 eleitos de quatro segmentos: sociedade civil, estudantes, técnico-administrativos e docentes. A gente vai garantir a pluralidade, não só com a presença de pessoas dos campi da universidade, mas com a própria pluralidade do Conselho. Para tanto, estendemos o direito de participação de mulheres, da população negra e LGBTQIAP+”, reafirmou o presidente do Conselho.

O reitor da UFS, professor André Maurício Conceição, celebrou a instalação do Conselho Editorial e ressaltou o pioneirismo da universidade. “É um exemplo para a nossa sociedade. E sempre que se falava da importância de uma comunicação pública, faltava lembrar que a comunicação pública precisa, também, de um Conselho Público para fazer o gerenciamento. Hoje é um momento histórico para a comunicação pública da UFS e um exemplo para outros órgãos públicos”, destacou o reitor.

A ASAP/SE releva a iniciativa do reitor André Maurício e parabeniza a UFS pela instalação do Conselho Editorial da Rádio e TV, que é um passo fundamental para o fortalecimento da comunicação pública universitária, que conta com a participação da sociedade civil sergipana.

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading