A OAB HOMENAGEIA O MEMORÁVEL MESTRE PROFESSOR JOSÉ SILVÉRIO LEITE FONTES (1925-2005)

O texto, a seguir, está ampliando o conteúdo do link publicado no informativo da ASAP, nesta quarta-feira.
Esta breve matéria, organizada por este escriba, professor Eduardo Ubirajara (UFS e ASAP-SE) foi possível, graças ao auxílio de excertos de um texto, Silvério Fontes e a Esquerda Católica, de autoria do Afonso Nascimento, Professor Bacharel em Direito, editado no Jornal do Dia, Sergipe, em 24.12.2024. Nossa gratidão segue, também, para a Professora Terezinha Oliva, pelas informações confirmadoras de algumas passagens do texto.
O Professor Silvério lecionou em três níveis de ensino: antigo ginasial, a exemplo no Colégio Patrocínio São José; médio (técnico-industrial), na ex-Escola Técnica Federal de Sergipe; e superior, na UFS, onde foi, também, chefe do Departamento de História e membro do Conselho Superior da UFS. Publicou livros com perfis filosófico, histórico religioso e político. Entre colegas professores, servidores das escolas, e alunos, por onde passou, era querido, um colega e amigo atencioso e cordial.
A partir do parágrafo abaixo, seguem trechos do texto do professor Afonso Nascimento, dedicado ao Professor Silvério. Os destaques entre colchetes são nossos (Ubirajara). “Enquanto [emérito mestre e] intelectual sergipano, Silvério Fontes se definia corretamente: era um polígrafo. Escreveu em muitas áreas e o fez sempre com grande competência e profundidade (…)
“No começo da vida acadêmica, ele foi professor de Direito, com quem estudei Ética Jurídica (…) lembro ter sido ele quem introduziu e coordenou a Prática Forense numa escola de Direito, cujo treinamento profissional era – como ainda é – muito doutrinário ou ‘teórico’. A imagem que guardei dele foi aquela de um homem íntegro, de alguém sempre correndo, indo ou vindo (…), um progressista, cujas ações impunham respeito aos meios intelectuais, sindicais e políticos, em que frequentava. Quando se aposentou da UFS, o Departamento de Direito lhe fez uma muito pequena homenagem, porque teria sido o professor que nunca perdera um dia de aula. (…) O mesmo departamento, felizmente, criou uma medalha para homenageá-lo com … [incumbindo-o de lecionar a…] a
cadeira de Sociologia Jurídica.”
(…) Foi uma homenagem merecida, vez que ele, além de ter ensinado essa disciplina, escreveu um curto, porém interessante, ensaio sobre a Faculdade de Direito, a partir desse enfoque.”, segundo o colega [dele] Professor Afonso do Nascimento. O Professor Afonso foi aluno de Ética do Direito na UFS, entre disciplinas importantes que Silvério ministrava, a exemplos das Processuais e de Fórum. “Escreveu um belo trabalho sobre o pensamento jurídico sergipano, obra que seria mais bem enquadrada como pertencente à Filosofia Jurídica. Silvério teve formação jurídica na Bahia.” (Nascimento).”Além do magistério jurídico, foi um grande nome do magistério da área de História da UFS, lecionando cinco disciplinas. Assim, no espaço dos historiadores sergipanos sem treinamento específico, conquistou respeito e admiração, de outros historiadores, como seus ex-alunos José Ibarê Costa Dantas e Terezinha Alves Oliva.
Na historiografia, a sua influência teria sido do francês Henri-Irinée Marrou, historiador católico.(…)” O professor Silvério orientou e influenciou, filosófica e historicamente, alunos e colegas da UFS, no sentido de fazerem pesquisas históricas, importantes para o desenvolvimento científico dessa área social. Este apreciador da História como ciência, Eduardo Ubirajara, quando lecionei Historiografia Brasileira para bacharelado de História da UFS, conseguiu trabalhar pesquisas bibliográficas, com seus alunos, baseando-nosna Indução por Analogia nas leituras de Henri Marrou, que me agregaram destaques da Teoria da História e da Metodologia da História. Os alunos ensaiaram pesquisas com autores brasilianistas estrangeiros, além dos nossos autores, para explicações qualitativas de fatos históricos nas possíveis relações causais semelhantes. (Ubirajara)


A ASAP-SE, através de seu presidente Arivaldo Prata Neto e da presidente do Conselho Deliberativo, Nélia Alves de Oliveira, congratula-se com a OAB/SE pela oportuna e feliz ideia de homenagear o professor Silvério Leite Fontes.

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?