Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Esta é a última das três partes previstas para lembrar os temas e os lemas anuais da Campanha da Fraternidade (CF), iniciada em 1964. No final da segunda parte deste assunto (II), da sexta-feira passada, anunciamos qual seria o conteúdo desta terceira parte (III), cuja numeração coincide com o bloco da 3ª. fase (1985-2025), completando o ciclo histórico do eixo central (CF), conforme título principal. Lembramos o(a) leitor(a) que vale a pena fazer uma rápida leitura dos eixos temáticos das fases I e II, publicadas nas duas semanas passadas, a fim associar a lista progressiva dos temas e lemas das três fases. A fase de hoje é a mais longa, abrangendo os últimos 40 anos de CF (1985-2025), o dobro das duas primeiras fases juntas (1964-1972 + 1973 a 1984).
Respectivamente, os três eixos são: a) Renovação da Igreja e do Cristão; b) A Igreja preocupada com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e buscando a promoção da justiça e da paz, através da fraternidade; c) A Igreja volta-se para as situações existenciais concretas, adversas ao povo brasileiro, que merecem ser solucionadas pelos políticos. Assim, nos próximos três parágrafos, apresentaremos os temas e lemas das CF´s de 1985 a 2025.
*1985: (T) Fraternidade e Fome – (L) Pão para quem tem Fome; *1986: (T) Fraternidade e Terra – (L) Terra de Deus, Terra de irmãos; *1987: (T) A Fraternidade e o Menor – (L) Quem acolhe o menor, a Mim acolhe; *1988: (T) A Fraternidade e o Negro – (L) Ouvi o clamor deste povo!; 1989: (T) A Fraternidade e a Comunicação – (L) Comunicação para a Verdade e a Paz; *1990: (T) A Fraternidade e a Mulher – (L) Mulher e Homem: Imagem de Deus; *1991: (T) A Fraternidade e o Mundo do Trabalho – (L) Solidários na dignidade do Trabalho; *1992: (T) Fraternidade e Juventude – (L) Juventude – caminho aberto; *1993: (T) Fraternidade e Moradia – (L) Onde moras?; *1994: (T) A Fraternidade e a Família – (L) A Família, como vai?; *1995: (T) A Fraternidade e os Excluídos – (L) Eras tu, Senhor?!; *1996: (T) A Fraternidade e a Política – (L) Justiça e Paz se abraçarão!;
*1997: A Fraternidade e os Encarcerados – (L) Cristo liberta de todas as prisões; *1998; (T) Fraternidade e Educação – (L) A Serviço da Vida e da Esperança; *1999: (T) A Fraternidade e os Desempregados – (L) Sem trabalho… Por quê?; *2000: (T) Dignidade Humana e Paz (ecumênica) – (L) Novo Milênio sem Exclusões; *2001: (T) Fraternidade e as Drogas – (L) Vida, Sim, Drogas, não!; *2002: (T) Fraternidade e Povos Indígenas – (L) Por uma terra sem males; *2003: (T) Fraternidade e Pessoas Idosas – (L) Vida, Dignidade e Esperança; *2004: (T) Fraternidade e Água – (L) Água, Fonte de Vida; *2005: (T) Solidariedade e Paz (ecumênica) – (L) Felizes os que promovem a Paz; *2006: (T) Fraternidade e Pessoas com Deficiência – (L) Levanta-te, vem para o meio! (Mc 3,3); *2007: (T) Fraternidade e Amazônia – (L) Vida e Missão neste Chão;
*2008: (T) Fraternidade e Defesa da Vida – (L) Escolhe, pois, a Vida (Dt 30,19); *2009: (T) Fraternidade e Segurança Pública – (L) A Paz é fruto da Justiça (Is 32,17); *2010: (T) Economia e Vida (ecumênica) – (L) Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24); *2011: (T) Fraternidade e a Vida no Planeta – (L) A criação geme em dores de parto (Rm 8,22); *2012: (T) Fraternidade e saúde pública – (L) Que a saúde se difunda sobre a terra! (cf. Eclo 38,8); *2013: (T) Fraternidade e Juventude – (L) Eis-me aqui. Envia-me!; *2014: (T) Fraternidade e Tráfico Humano – (L) É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1); *2015: (T) Fraternidade: Igreja e Sociedade – (L) Eu vim para servir (Mc 10,45); *2016: (T) Casa Comum, Nossa Responsabilidade (ecumênica) – (L) Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça, qual riacho que não seca (Am 5,17); *(2017): (T) Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida – (L) Cultivar e guardar a criação (Gn 2,15);
*2018: (T) Fraternidade e Superação da Violência – (L) Vós sois todos irmãos (Mt 23,8): *2019: (T) Fraternidade e Políticas Públicas – (L) Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27); *2020: (T) Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso – (L) Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34); *2021: (T) Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor (ecumênica) – (L) Cristo é a nossa paz. Do que era dividido Ele fez uma unidade. (Ef 2,14); *2022: (T) Fraternidade e Educação – (L) Fala com sabedoria, ensina com amor. (cf. Pr 31,26); *2023: (T) Fraternidade e Fome – (L) Dai-lhes vós mesmos de comer. (Mt 14,16); *2024: (T) Fraternidade e Amizade Social – (L) Vós sóis todos irmão e irmãs. (Mt 23,8); *2025: (T) Fraternidade e Ecologia Integral – (L) Deus viu tudo que era muito bom. (Gn 1,31).
Dado o exposto, vislumbra-se a necessidade urgente de mais solidariedade, a partir do postulado da fraternidade, promovida pela Igreja e pelos dirigentes de todos os segmentos nacionais, como sendo uma tábua de salvação possível, ante os desvios negativos crescentes nas relações interpessoais, notórios em todo o mundo, que vêm ameaçando, destrutivamente as instituições, a partir da desconstrução da família. É preciso que o amor solidário e a Fé em Deus reafirmem-se como premissas axiais, para o resgate da efetiva atuação afirmativa da sociedade. E tudo em torno da reconstrução e da defesa intransigente do meio ambiente, por todos os países, através de compromisso manifestado por atitudes positivas, pela ONU, voltadas para a harmonia, a paz entre os povos. Assim, observamos, na terceira fase, um esforço das CF´s por reforçar a busca de mais ações efetivas, visando à consolidação da solidariedade, em todos os setores vitais das atividades humanas.
Diante desse prisma convocatório inadiável, é possível pôr em evidência a indispensável garantia da justiça social, principalmente apoiada em uma justa distribuição de renda, a fim de que seja reestabelecida a paz entre todas as classes sociais do mundo. E, aos poucos, outras varáveis intervenientes, como liberdade, igualdade de direitos, preservação do meio ambiente e justa distribuição de renda podem resgatar a boa saúde, a boa educação e o mútuo respeito à cidadania, indistintamente à classe socioeconômica, ao credo religiosa, às diferentes etnias, ao sexo, idade, escolhas de convivência, sem ofensas discriminadoras e dissociativas, onde a inveja ou ódio não tenham lugar nem vez.
Mais uma vez lembramos a importância de se rever o tema da CF2024, Fraternidade e Amizade Social, que teve como lema a passagem bíblica, em Mt 23:8, “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Esse contexto contempla o foco de cada Encíclica mais voltada as questões sociais degradantes, recheadas de injustiças. Valem leituras sobre Relações Sociopolíticas e Econômicas, Justiça para a Paz no mundo, urgente! _______________________________________ REFERÊNCIAS
(*) ARQUIDIOCESE São Sebastião do Rio de Janeiro. Temas e Lemas… 2021. Disponível em: https://arqrio.org.br/temas-e-lemas-nas-tres-etapas-da-campanha-da-fraternidade/ Acessado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 20 jan. 2025.
(**) SANTANA; SOUZA. Temas e Lemas… 2024. Disponível em: https://santanasousas.com.br/2020/01/10/campanhas-da-fraternidade-todas/ Acessado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 20 jan. 2025.
(***) CAMPANHA A FRATERNIDADE. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Fraternidade Acessado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 22 fev. 2025.

A CNBB lança, na próxima Quarta-Feira, 5/3, às 10 horas, a Campanha da Fraternidade deste ano, com transmissão da TV Canção Nova e outras TV´s e Rádios Católicas.
___///___
NOTA CONCLUSIVA: uma orientação para acompanhamento da CF-2025 e reflexões
Os eventos proporcionaram aos participantes uma imersão nos desafios e na necessidade de se estancar a crise socioambiental, à luz da fé cristã e do chamado à conversão integral em favor da vida, principalmente das pessoas menos assistidas pelos poderes econômico e político. Durante a Campanha deste ano, é preciso que se destaque a importância do seu eixo temático, já há, pelo menos, nesse primeiro quartil deste século XXI, que é a fraternidade. A Campanha da Fraternidade é um instrumento correto de sensibilização para uma conscientização cristã, visando-se a uma urgente transformação social, através de ações político-econômico-sociais, que promovam a exclusão deste contexto atual de crise ambiental degradante, que tem agravado o estado de saúde do povo e a desigualdade dos direitos humanos, alargados pela má distribuição de renda. É preciso que todos nós cristãos, independente de defendermos interpretações bíblicas divergentes, somemos nossos pensamentos e sentimentos de solidariedade, seguindo, por exemplo, o tema da Campanha do ano passado (2024), Fraternidade e Amizade Social, cujo lema cabível, também ainda para este ano, está em Mt 23:8, “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
(Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista)
__________________________________________
Bom proveito neste final de semana prolongado!
Autor do texto: Professor Eduardo Ubirajara R. Batista
Edição/Imprensa: Jornalista Leonardo T. Simões __________________________________________
Aracaju, 28/02 e 1º/03 – 2025
No responses yet