A importância dos temas anuais da Campanha da Fraternidade do Catolicismo (II)
Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Nesta segunda parte da matéria iniciada na sexta-feira passada, sobre o título acima, poremos os títulos dos temas anuais da Campanha da Fraternidade (CF), desde a primeira versão, em 1964.
Vamos lembrar, antes, os principais objetivos específicos das referidas Campanhas:
1º) Despertar o espírito comunitário e cristão; 2º) Educar para a vida em fraternidade; 3º) Renovar a consciência da responsabilidade de cada um de nós, pelas ações humanitárias da Igreja. Se cada cristão atentou bem para esses compromissos, confirmará o objetivo geral das CF`s, que consta na parte I desta matéria, de 14 deste mês, aqui exposto, de forma mais fácil de entender, no próximo parágrafo.
Assim, para pormos em prática o conceito de solidariedade, a partir dos três objetivos primários expostos acima, o nosso compromisso axial está, inicialmente, em promover: a expressão da comunhão, através de uma construção cooperativa da solidariedade; a conversão, que significa mudar, sistematicamente, o modelo de vida que se adota, atualmente, para um modelo sustentado pelas palavras evangelizadoras, que modelam o bom cristão; e a partilha, que ocorre quando assistimos nossos carentes semelhantes, saciarem a fome, por exemplo, sob o espírito do amor, da fé e, principalmente da esperança pela gratidão e benção que Deus nos abona, em reconhecimento pelo bem que fazemos ao próximo.
Dado o exposto, até aqui, fica mais fácil sentir a importância da solidariedade humana, presente na maioria dos temas das CF´s, que seguem, conforme um problema selecionado como sendo latente, naquele ano, sem a devida explicação mais convincente de sua origem e a indicação de uma possível solução mais efetiva, plausível. Ao lado de cada Tema (T), segue o Lema (L). A 1ª Fase histórica das CF dá-se nos anos de 1964 a 1972, chamada de Fase da Renovação, sendo a 1ª. parte desta fase (1964 e 1965) referente à Igreja: *1964: (T) Interna da Igreja – (L) Lembre-se de que você também é Igreja; e *1965: (T) Paróquia em Renovação – (L) Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor. No próximo parágrafo, teremos a 2ª. parte da 1ª Fase (1966 a 1972), que é voltada para a Renovação do Cristão.
Assim, os temas e os lemas desta parte da 1ª. Fase foram, pela ordem: *1966: (T) Fraternidade – (L) Somos responsáveis uns pelos outros. *1967: (T) Corresponsabilidade – (L) Somos todos iguais, somos todos irmãos. *1968: (T) Doação – (L) Crer com as mãos. *1969: (T) Descoberta – (L) Para o outro, o próximo é você. *1970: (T) Participação – (L) Ser cristão é participar. *1971: (T) Reconciliação – (L) Reconciliar. *1972: (T) Serviço e Vocação – (L) Descubra a felicidade de servir. Em seguida, veremos a 2ª. Fase.Foco da 2ª Fase das CF´s (1973 a 1984) – A Igreja preocupa-se com a realidade social do povo, denunciando o pecado social e promovendo a justiça (Concílio Vaticano II, Conferência de Medellín e Conferência de Puebla):*1973: (T) Fraternidade e Libertação – (L) O egoísmo escraviza, o amor liberta. *1974: (T) Reconstruir a Vida – (L) Onde está teu irmão? *1975: (T) Fraternidade é repartir – (L) Repartir o pão. *1976: (T) Fraternidade e Comu-nidade – (L) Caminhar juntos. *1977: (T) Fraternidade na Família – (L) Comece em sua casa. *1978: (T) Fraterni-dade no mundo do trabalho – (L) Trabalho e justiça para todos. *1979: (T) Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos. *1980: (T) Fraternidade no mundo das migrações, exigência da Eucaristia – (L) Para onde vais? *1981: (T) Saúde e Fraternidade (L) Saúde para todos. *1982: (T) Educação e fraternidade – (L) A verdade vos libertará. *1983: (T) Fraternidade e violência – (L) Fraternidade sim, violência não. *1984: (T) Fraternidade e Vida – (L) Para que todos tenham vida.Como se pode observar das CF’s, havia uma preocupação da Igreja com a queda da qualidade de vida das classes C, D e E, devido a má distribuição de renda, apesar de um crescimento econômico em uma década rotulada do “milagre brasileiro”.
E, como consequência do baixo desenvolvimento social, a degradação da educação doméstica nas famílias dessas classes foi motivo de ações mais efetivas da Igreja voltadas para as cobranças, junto àquelas lideranças políticas, para projetos direcionados à justiça social. Daí os perfis principais, diferentes nos discursos temáticos – CF’s 1964 e 1965 versus CF’s 1973-1984 – mediatizados por uma era da consolidação da solidariedade (1966-1972). Logo, ao longo de sua história de 60 nos (1964-2024), a Campanha da Fraternidade teve três fases: A primeira delas, de 1964 a 1972, foi centrada nas questões da própria Igreja; a segunda fase, de 1973 a 1984, que abordou, de forma mais veemente, as questões sociais do Brasil, fixando a solidariedade, a partir do postulado da Fraternidade, como a tábua de salvação dos desvios negativos nas relações interpessoais.
A Fé é a premissa axial para o efetivo alcance da Paz. A partir de 1985, começou a terceira fase, que apresentaremos na próxima semana, quando será evidenciada a relação justiça social para a retomada da paz no mundo. Importante é rever o tema da CF2024, Fraternidade e Amizade Social, que teve como lema a passagem bíblica, em Mt 23:8, “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Esse contexto contempla o foco das grandes dissertações e teses, que versam, atualmente, sobre Relações sociopolíticas e econômicas: Justiça para a Paz no mundo, urgente! _______________________________________ REFERÊNCIAS(*) ARQUIDIOCESE São Sebastião do Rio de Janeiro. Temas e Lemas… 2021. Disponível em: https://arqrio.org.br/temas-e-lemas-nas-tres-etapas-da-campanha-da-fraternidade/ Acessado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 20 jan. 2025.
(**) SANTANA; SOUZA. Temas e Lemas… 2024. Disponível em: https://santanasousas.com.br/2020/01/10/campanhas-da-fraternidade-todas/ Acessado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 20 jan.2025.
__________________________________________
Bom proveito e excelente final de semana!
Professor Eduardo Ubirajara R. Batista
Edição por: Jornalista Leonardo T. Simões __________________________________________
Até sexta-feira, 28 de fevereiro!
No responses yet