A Prefeitura de Aracaju tem desenvolvido ações estratégicas para dirimir problemas como evasão escolar e abandono na rede municipal. O rígido controle da frequência escolar, busca ativa e a intensificação da aprendizagem são algumas das principais estratégias realizadas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed).
A partir dessas ações, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), a rede registra apenas 0,3% de evasão. Já nos anos finais (6° ao 9° ano), o índice é de 1,2%. Para que os números continuem diminuindo, o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, defende que a aproximação das famílias e da população aracajuana é de suma importância.
“É muito importante que o pai, a mãe ou o responsável por alguma criança compreenda o seu papel e a sua importância no que diz respeito a garantir que a criança esteja presente na escola todos os 200 dias letivos. Porque somente dessa forma nós vamos conseguir garantir que esse estudante tenha a aprendizagem esperada”, disse.
Diversos fatores levam o aluno a abandonar a escola ou a não se matricular no ano seguinte. De acordo com o diretor do Departamento de Educação Básica (DEB), Evilson Nunes, um dos principais caminhos para a redução das taxas de evasão escolar é garantir a aprendizagem e a frequência de todos os alunos na escola.
“Às vezes a escola deixa de fazer sentido para a vida de algum aluno, seja por um problema econômico, seja por um problema que a gente tem muito no nosso país, que é a gravidez na adolescência, quando as alunas deixam de frequentar a escola por conta da maternidade precoce. Então o nosso trabalho de garantir a aprendizagem e a frequência inibe esses fatores, uma vez que o sucesso escolar gera toda uma mobilização do estudante, uma perspectiva de garantia de um futuro escolar”, avalia Evilson.
A estratégia de Busca Ativa conta com ajuda de profissionais como psicólogos e assistentes sociais, que vão até a residência das famílias para dialogar com os pais das crianças que estão fora da escola ou com frequência irregular, a fim de convencê-los a realizar a matrícula da criança. Isso também é feito com os alunos que estão irregulares, situação em que os profissionais vão até as residências para identificar os principais fatores que fazem com que estejam fora da escola e consigam seu retorno.
Essa ação segue um ritmo específico para cada situação. Para o aluno que está matriculado e infrequente, é feito o acompanhamento semanal da frequência pela escola. Quando ele possui duas faltas em uma mesma semana, a unidade escolar já faz o primeiro contato com a família. Se esse contato não obter êxito, as equipes da Semed passam a fazer o contato telefônico, e o Conselho Tutelar é acionado.
Caso a frequência continue irregular, é realizada a visita domiciliar pela equipe da Semed junto a um representante da unidade de ensino. Se, ainda assim, esse retorno não acontecer, a Semed vai ao Ministério Público para que a família seja acionada judicialmente, tendo em vista a obrigatoriedade da educação para as crianças.
Além dessas ações cotidianas, a gestão municipal também desenvolve estratégias preventivas, como o Programa Florir, que tem como principal objetivo erradicar a pobreza menstrual, tendo em vista que esse é um dos motivos que levam à evasão. A Semed também conta com o programa “Educação em Família”, a partir do qual busca facilitar o diálogo com toda a comunidade escolar, seja com os pais e responsáveis, professores, coordenação e alunos.
“Todo esse conjunto de fatores acaba fazendo com que nós tenhamos um contato permanente com as famílias, possamos mapear todos os alunos que estão em situação de risco e fazer com que a taxa de aprovação seja muito alta e as taxas de reprovação e abandono sejam trazidas a níveis mínimos, o que reduz fortemente o universo de crianças e adolescente propensas a evadirem”, afirma Evilson Nunes.
Fonte: Prefeitura de Aracaju
Foto: Marcelle Cristinne
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