Tenho visto com muita frequência executivos, empreendedores, empresários, pessoas talentosíssimas que não reconhecem o próprio talento e se acham menos importantes, do que realmente são. Às vezes, o excesso de humildade também não as deixa explorar o máximo do seu potencial. É o tal “complexo de vira-lata”.
Muitas vezes acreditamos que os outros são melhores do que nós, que a outra empresa é mais competente, que as pessoas que moram em outro estado ou outro país sabem mais e fazem melhor do que nós.
Para vencer precisamos ter consciência daquilo que sabemos fazer bem e, para isso, é necessário responder a seguinte pergunta: Somo bons em quê?
Pode parecer um pouco difícil no início. Nossas crenças limitantes, nosso senso de humildade e o meio em que vivemos podem nos travar um pouco sobre a nossa consciência do que fazemos bem. Muitas vezes fazemos tudo com tanto zelo e cuidado, de forma tão natural, que não percebemos o quão bom somos.
Contudo uma dica para começar é: ouça o que os outros dizem sobre você. O que as pessoas elogiam em você? Seu senso de liderança, seu sorriso fácil, sua relação interpessoal, sua resolução de problemas ou sua habilidade manual em algum trabalho.
Claro que você vai precisar filtrar para diferenciar o que é elogio sincero e espontâneo do o que é bajulação barata e interesseira.
Feito o filtro, relacione os adjetivos em um pedaço de papel. Se não conseguir lembrar, simplesmente pergunte. Fale com seus parentes e amigos para ter uma melhor noção externa do que as pessoas acham sobre suas qualidades.
A segunda dica é faça uma retrospectiva das suas atividades de sucesso em experiências profissionais anteriores. O que foi que você fez que deu certo? Que resultados você deu para as empresas por onde passou que poderiam ser citados como cases de sucesso?
Esse exercício de autoestima transformará completamente a sua forma de atuar e buscar novas oportunidades.
Além disso, estude e pesquise muito sobre sobre os concorrentes e sobre as tendências. Isso é fundamental para que se situar e verificar o seu status de competências diante dos demais.
Assim, você verá que é muito melhor do que pensa e tomará atitudes mais positivas em seus objetivos.
Professor Sérgio Araújo, Ph.D., Headhunter e escritor do livro Vencendo o Desemprego.
Você sente complexo de vira-lata?
Veja algumas dicas de como resolver.
#autoestima #complexodeviralata #sucessoprofissional #headhunter #hunterh
https://www.linkedin.com/pulse/como-vencer-o-complexo-de-vira-lata-professor-s%25C3%25A9rgio-ara%25C3%25BAjo
No responses yet