Professor Eduardo Ubirajara R. Batista

 

Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista

Na matéria de hoje, estamos fechando a série sobre as metodologias ativas (MA´s), a metodologia holística bem como a presença do humanismo nas duas primeiras. Iniciaremos colocando as vantagens (prós) e desvantagens (contras) das MA´s. Em seguida faremos o mesmo com a metodologia holística. E finalizaremos a série com uma síntese comparativa entre as três inovações metodológicas de ensino atuais. Na próxima série, daremos destaque, em duas matérias, sobre a metodologia da constelação familiar sistêmica.

No resumo sobre as MA´s, do dia 23 de dezembro, apresentamos uma vantagem e uma desvantagem na aplicações das 12 estratégias comentadas em sextas-feiras anteriores à data supracitada. Aqui, citamos uma dificuldade das MA´s na aceitação de uma novidade que, de certa forma, é imposta, se não houver estratégias preparatórias, com a participação da turma. Nem sempre as mudanças apetecem as pessoas, se estas sentirem sua zona de conforto ameaçada naquilo que lhes apraz, como, por exemplo, manter um bom contato com colegas de turma, independentemente dos conteúdos programáticos e das didáticas utilizadas.

Deste modo, a mudança pode ser desconfiada, no início da nova metodologia de ensino, o que pode não garantir sucesso imediato nas atividades escolares. Mas se as adaptações previstas, contarem, antes da implantação do novo modelo, com sugestões e avaliação dos alunos, na elucidação dos processos estratégicos, é viável a adaptação e a assimilação promotoras de interesse motivador para a aprendizagem. Sendo assim, a pedagogia holística leva uma vantagem, na medida em que a participação de todas as pessoas – alunos, professores orientadores e demais co-gestores do novo modelo educacional – comprometem-se, sistematicamente, para o sucesso da aprendizagem, antes do desenvolvimento da(s) nova(s) estratégia(s).

Por outro lado, ao se esclarecer, na primeira semana de aula, como se espera revolucionar, para melhor captação dos conteúdos programáticos previstos, com maior protagonismo dos mais favorecidos, os alunos, isto pode deixar as aulas mais dinâmicas, mais adequadas e atrativas às competências exigidas pelo mercado e pela sociedade diversa. Os professores poderão ser favorecidos, se forem menos afogados pela gestão escolar, diante de exigências, que visam à competitividade com outras escolas.

E como se estabelece a metodologia humanista, diante das MA´s e da pedagogia holística? Ao evitar que os alunos sejam tragados por técnicas particulares de aprendizagem (reducionismo cartesiano), mesmo com a adoção de estratégias das MA´s, a pedagogia holística, ao admitir a contextualização de variáveis antecedentes e intervenientes com o todo (do problema ou do fenômeno estudados), estimula a compreensão de uma educação multifacetada. Isto é justificar o reconhecimento da conectividade e da interdependência, tanto dos conteúdos estudados em todas as disciplinas, como da visão coletiva – de alunos, mediadores (professores) gestores e demais colaboradores, em um estado interativo proativo de construção de saberes.

A educação humanista contribui para essas metodologias, acima citadas, na medida em que ela defende um papel mais abrangente das pessoas, em termos de cidadania. A liberdade individual e coletiva, seguindo o princípio da igualdade nas oportunidades oferecidas por qualquer tipo de empresa ou para o empreendedorismo, também individual, é o corolário do sucesso de alguém ou de uma instituição. Além disso, é necessário um comprometimento de engajamento sociopolítico, socioeconômico, cultural e ambiental. O voluntariado e a solidariedade precisam ser transversalizados em qualquer atividade por qualquer ser humano.

 

Bom proveito e que tenhamos um feliz final de semana!

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?