A OAB HOMENAGEIA O MEMORÁVEL MESTRE PROFESSOR JOSÉ SILVÉRIO LEITE FONTES (1925-2005)
Esta breve matéria, escrita pelo professor Eduardo Ubirajara (ASAP-SE), foi possível graças ao auxílio de excertos de um texto, Silvério de Fontes e a Esquerda Católica, cujo autor é Afonso Nascimento, professor e bacharel em Direito. Foi editado no Jornal do Dia, Sergipe, em 24 de dezembro de 2024.
“O Professor Silvério foi um sergipano que se notabilizou pela proficiência em várias áreas do conhecimento, principalmente nas ciências humanas e sociais, cujas habilidades e competência foram notórias nos três níveis de ensino: antigo ginasial, no Colégio São José; médio (técnico-industrial), na ex-Escola Técnica Federal de Sergipe; e superior, na UFS, onde foi, também, chefe do Departamento de História e membro do Conselho Superior. Publicou livros com perfis filosófico, histórico-religioso e político. Entre colegas professores, servidores das escolas por onde passou e alunos, Silvério era um amigo atencioso e cordial.”
(Prof. Ubirajara)
O professor Afonso destaca pontos memoráveis de Silvério:
“Enquanto [emérito mestre e] intelectual sergipano, Silvério Fontes se definia corretamente: era um polígrafo. Escreveu em muitas áreas e o fez sempre com grande competência e profundidade. (…) No começo da vida acadêmica, ele foi professor de Direito, com quem estudei Ética Jurídica. (…) Ainda dos meus tempos de estudante de Direito, lembro ter sido ele quem introduziu e coordenou a prática forense numa escola de Direito, cujo treinamento profissional era — como ainda é — muito doutrinário ou ‘teórico’.”
Ainda Nascimento: “A imagem que guardei dele foi aquela de um homem íntegro, de alguém sempre correndo, indo ou vindo (…). [Era] um progressista, cujas ações impunham respeito aos meios intelectuais, sindicais e políticos que frequentava. Quando se aposentou da UFS, o Departamento de Direito lhe fez uma muito pequena homenagem, porque teria sido o professor que nunca perdera um dia de aula. (…) [Mas] o mesmo Departamento criou, felizmente, uma medalha para homenageá-lo, [incumbindo-o de lecionar] a cadeira de Sociologia Jurídica.”
A ASAP-SE, através de seu presidente Arivaldo Prata Neto e da presidente do Conselho Deliberativo, Nélia Alves de Oliveira, congratula-se com a OAB/SE pela oportuna e feliz ideia de homenagear o professor Silvério Leite Fontes.
No responses yet