UFS sedia debate sobre políticas públicas de cinema e educação durante Mostra Travessias

As exibições são seguidas de debates com os realizadores, ampliando a reflexão sobre o cinema como ferramenta de formação e produção de conhecimento.

Por Redação, em 19 de fevereiro de 2026

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, nos dias 25 e 26 de fevereiro, a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe, na Biblioteca Central (BICEN/UFS), a partir das 14h, com entrada gratuita. O evento reúne produções audiovisuais desenvolvidas em diferentes contextos educativos do estado, incluindo experiências em escolas, universidades e outros espaços formativos.

Organizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS), a Mostra apresenta trabalhos surgidos de práticas pedagógicas e processos formativos que articulam audiovisual, território e direitos humanos. As exibições são seguidas de debates com os realizadores, ampliando a reflexão sobre o cinema como ferramenta de formação e produção de conhecimento.

No dia 25 de fevereiro, a sessão Cine Escola em Movimento abre as atividades, às 14h, com filmes produzidos em contexto escolar, seguida do Debate Travessias, às 15h, com participação dos realizadores. Às 16h30, acontece o 1º Fórum de Debates da Rede Kino em Sergipe, articulação local da Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual, reunindo representantes da universidade, da educação básica e do poder público.

O Fórum terá como atividade a conferência “Políticas públicas de Cinema, Educação e Direitos Humanos”, ministrada por Renata Lanza, pesquisadora da área de cinema e educação. A atividade discute a presença do audiovisual nas políticas educacionais e culturais e seus desdobramentos na formação.

No dia 26 de fevereiro, às 14h, as atividades continuam com a sessão Cine Universidade em Movimento, com produções desenvolvidas em contexto universitário. Às 16h, ocorre novo Debate Travessias, aprofundando o diálogo entre cinema, formação e território. A programação contará com intérprete de Libras nos debates e conferência. Os filmes serão exibidos com legendas acessíveis.

Segundo o coordenador geral da Mostra Travessias, Raul Marx, o evento consolida um espaço de diálogo entre práticas educativas e criação audiovisual. “A Mostra nasce do encontro entre cinema e educação como campos de escuta, experimentação e reflexão. Reunir essas produções na universidade é também afirmar o cinema como prática formativa e direito cultural”, afirma.

A II Mostra Travessias é realizada pelo NICE/UFS com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022), por meio do edital PNAB nº 06/2025 da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP).

Serviço

O quê: II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Quando: 25 e 26 de fevereiro, a partir das 14h
Onde: Biblioteca Central da UFS (BICEN/UFS)
Entrada: Gratuita, mediante inscrição prévia pelo SIGAA, sujeita à lotação (cerca de 100 vagas)

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading