JOSÉ WELLINGTON COSTA
Professor Aposentado da UFS
Arquiteto e Urbanista Especialista em Restauração CAU Nº A1664-0
Não há a menor dúvida, que entre os Esportes praticados pela HUMANIDADE, incialmente só por homens, evoluindo para sem distinção entre os Sexos e sem restrição a Modalidade, o FUTEBOL é UNIVERSAL!
Destaque inigualável em todos os sentidos: Prática, Recursos Humanos, Materiais e Financeiros, comparativamente à BASQUETEBOL, VOLEIBOL, FUTEBOL DE SALÃO, BOXE, TÊNIS, AUTOMOBILISMO…..!
Cada Modalidade possui REGRAS ESPECÍFICAS, disciplinando a forma da disputa.
Aproveitando o momento de realização da COPA DO MUNDO DE 2022, uma das REGRAS que sempre me despertou a sua “inutilidade” para a prática do FUTEBOL foi o IMPEDIMENTO, ou no popular das peladas, BANHEIRA!
Aliás, tomando como exemplo o FUTEBOL DE SALÃO, sinceramente, não consigo enxergar nem ser convencido da razão de sua “utilidade”!!!
Ah, uns dirão que os recursos mais recentes utilizados pelo “VAR” tem reduzido a dúvida sobre a “INFRAÇÃO”! Ora viu-se agora em uma das partidas da Copa que a falta foi cometida porque a “RÓTULA DO JOELHO” do Atleta estava além da linha que acusava a posição do Atacante em relação a do Defensor do time adversário…!
Ora é ridículo, imaginar que a inclinação do corpo, o alongamento de um braço venha a ser considerado impedimento se os pés não ultrapassarem a linha referencial que define a posição do Atacante em relação ao Defensor!!!
Para quem gosta do FUTEBOL, como sendo o Esporte de maior presença de Público, motiva a interação entre quem assiste com quem pratica, decorrente da beleza dos lances que surpreende o ESPECTADOR, atingindo o êxtase de Alegria a marcação do GOL!
Não há a menor dúvida nesse sentido, aliás, objetivo fim da disputa, com uma intensidade que o diferencia dos demais Esportes praticados!
Com certeza, os esquemas táticos da prática do FUTEBOL seriam reformulados alterando substancialmente conceitos entre DEFESA e ATAQUE, eliminando o “princípio da dúvida” referente a existência ou não do IMPEDIMENTO!!!
Como em tudo existe o contraditório, com certeza alguns irão encontrar “JUSTIFICATIVAS” a meu ver frágeis, para a sua não supressão!!!
Sinceramente, gostaria de assistir partidas de FUTEBOL onde a experiência fosse testada!
Aliás, mudanças em geral retiram o ser “HUMANO DA ZONA DE CONFORTO” porque o NOVO é desconhecido, embora a História demonstre o contrário.
Curta, compartilhe e comente!
No responses yet