Por Professor Sérgio Araújo
Toda empresa tem aquele profissional que é mais dado ao elogio aos seus superiores de forma gratuita e constante.
São os famosos bajuladores, popularmente conhecidos como “puxa-sacos”.
São pessoas sempre dispostas, que fazem qualquer serviço a qualquer hora, em qualquer dia, sem se importar se é feriado ou dia santo.
Não se limitam a fazer apenas o seu serviço, muitas vezes realizam trabalhos particulares para os chefes e nunca perdem uma oportunidade de fazer um comentário positivo sobre as qualidades que o seu superior tem.
Esses profissionais frequentemente recebem promoções, gozam de privilégios privados do círculo de amizade ou simplesmente recebem benefícios pelas atividades extras que realizam.
Justamente por esse motivo, são odiados, desprezados, diminuídos ou são motivo de chacota por parte dos seus colegas de trabalho.
Mas esses profissionais estão errados? Estariam eles bajulando ou exercendo uma atividade político-estratégica dentro da organização?
Muitas vezes, eles são tecnicamente inferiores aos demais colegas e suprem essa deficiência prestando outros serviços de ordem pessoal que também são úteis a quem lidera a empresa.
Como a atividade interpessoal muitas vezes se sobrepõe às qualificações técnicas, esses profissionais se tornam mais visíveis à chefia, o que provoca a ira e a indignação dos demais colegas que não conseguem, não sabem, não querem ou não gostam de realizar essa mesma atividade.
Você pode até se chatear, mas a verdade é: os chamados bajuladores são úteis para os chefes e também para a organização. Eles fazem o trabalho que você não quer fazer, com a disposição que você não está disposto a realizar, sem falar que são hábeis em massagear o ego dos superiores de maneira que você não se propõe. E claro que todo mundo gosta de receber elogios e ter seu ego massageado.
Além do que, é uma “mão na roda” ter um profissional na equipe que se propõe a fazer muito mais do que o cargo propõe formalmente.
Então, se você não é nem quer ser “puxa saco”, conforme-se com quem tem a habilidade de ser.
Saiba que, muito provavelmente, aquele bajulador vai alcançar privilégios e subir na carreira profissional muito mais rápido do que você que é só e unicamente Profissional e estritamente técnico.
O que você acha daquelas pessoas que estão sempre ao lado do líder? São Puxa-Sacos ou Estrategistas? Coloca nos comentários a sua opinião.
https://www.linkedin.com/pulse/puxa-saco-ou-estrategista-professor-s%25C3%25A9rgio-ara%25C3%25BAjo
#puxasaco #empresa #professorsergioaraujo #headhunter #hunterh
No responses yet