HOMENAGEM PÓSTUMA AO MÉDICO FEDRO PORTUGAL: um exemplo a ser seguido

Apresentação do Professor Eduardo Ubirajara R. Batista

’Quando um ­bom anjo termina a missão incumbida por Deus, para que ele nos servisse por diversas boas ações, a saudade, que sentimos desse enviado especial, logo nos invade.” (Eduardo Ubirajara R. Batista). Seguem mais algumas manifestações de colegas aposentados(as) da Universidade Federal de Sergipe, destacando-se o apreço e o reconhecimento pelos louváveis valores do mestre Fedro Portugal: “A Paz eterna seja concedida a Dr. Fedro, ser humano diferenciado pela nobreza do seu caráter!” (Gema Vieira);; “Dr. Fedro era uma dessas pessoas que não deveriam falecer. De fato, Sergipe está de luto…” (Profa. Lenalda Alves); “Com imensa tristeza, tomei conhecimento e comunico o falecimento do professor e ínclito médico, Fedro Portugal! Sergipe de luto!” (Profa. Terezinha Oliva).

Do Prior Carmelita e Professor José Araújo: “[…] o Dr. Fedro pertence à geração de médicos que sabiam escutar, [Ele] tratava os exames como complementares. Também não fazia a dermatologia cosmética. [Um] humanista  de elevada erudição, poliglota, amante dos clássicos, pianista. A elevada cultura geral era uma das marcas dos médicos antigos. […]” Sobre Dr. Fedro Portugal, o blogueiro Fausto Leite, [tem] uma síntese sobre o mérito indiscutível do valoroso médico, edificado em vida: “Poucos homens conseguem deixar um legado tão imortal quanto Dr. Fedro Portugal. Ele não foi apenas um médico, foi um mestre, um cientista da medicina, um amigo leal, um marido apaixonado, um pai exemplar e um contador de histórias imbatível. Se Sergipe tivesse um panteão dos grandes nomes da medicina, o trono principal já estaria reservado para ele.” (Título do texto integral publicado em 30 jan. 2025 pelo http://infonet.com/: O médico, o gênio e o mito.

Do emérito professor aposentado da UFS, Dr. Odilon Cabral Machado, também blogueiro da infonet, pegamos alguns exertos do grande e nobre texto Alegria e Saudade, sobre sentir, no mesmo dia 25 deste janeiro de 2025, a alegria por receber a notícia da aprovação do neto Pedro Henrique, para a curso de medicina da UFS, e a triste notícia do fim do ciclo vital do ilustre e honrado amigo Fedro Portugal: “No mesmo dia em que eu estava sepultando o corpo de meu amigo, Fedro Menezes Portugal, estava o meu neto, Pedro Henrique Cabral Martins, sendo aprovado pelo SISU, no Curso de Medicina da nossa Universidade Federal de Sergipe.”

Destaca, então, o Professor Odilon: “É, portanto, com esse sentimento duplo de alegria, muita alegria, [pela vitória do neto] e de tristeza, muita tristeza e saudade pela perda de um grande amigo […] Dos amigos, nunca o saberemos, perfeitamente, se continuarão sempre; afinal a geografia insere distâncias, o tempo amortece afagos, e, até, as divergências costumam afadigar carinhos, sem falar das comuns separações, por fatos outros do pensar não convergente, do perfilar não partilhado. Não foi assim com Fedro, um amigo, companheiro de muitas viagens, longas conversas, o riso sendo comum e a divergência, se houve alguma, nunca fora nem citada, nem lembrada.[…]”   

A ASAP-SE, representada pelo seu presidente, Arivaldo Prata Neto lamenta a perda do importante Professor e médico aposentado da UFS, Dr. Fedro Portugal, e apresenta as condolências, ao tempo em que roga, a Deus, conforto à família enlutada. Lembramos que A Missa de 7° Dia, pela alma de Dr. Fedro, será realizada hoje, na Paróquia de São José, às 19 horas. A diretoria da ASAP-SE agradece, antecipadamente, aos colegas associados que possam comparecer a este ato de Fé Cristã.

CATEGORIES:

Notícias

Tags:

No responses yet

Olá, a ASAP/SE agradece seu comentário

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Abrir bate-papo
ASAP/SE
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?