Local será reaberto com o lançamento de duas exposições, performances de dança e teatro, além de apresentação musical
O Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS) será reaberto nesta sexta-feira, 18, às 19h. O espaço foi fechado durante a pandemia de covid-19 e, posteriormente, passou por um longo período de reformas.
Durante o evento de reabertura serão lançadas duas exposições de artes visuais para o público, além de apresentações artísticas e musicais dos alunos dos cursos de Dança, Música e Teatro da UFS.
A primeira exposição, formada pelo coletivo C3, reúne trinta trabalhos que ressignificam temas como a livre expressão do afeto, o desequilíbrio ecológico, o corpo e religiosidade, a relação unidade/multiplicidade e a crítica ao capitalismo. Na segunda exposição, intitulada “Sergipe Plural”, faz um compilado do acervo da Pinacoteca Prof. Luiz Alberto dos Santos, nesse acervo, formado desde o final 1970, abriga obras de relevante valor estético e simbólico de influentes artistas sergipanos, além de nomes importantes das artes de outros estados do Brasil.
Até o final do ano serão abertas mais três exposições na Galeria de Arte Florival Santos. O local estará aberto para visitação de segunda à sexta, das 10h às 15h.
Patrimônio
O espaço Cultart é composto por um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, onde funciona a Pinacoteca Professor Luiz Alberto dos Santos, com mais de 100 obras de artistas plásticos de expressão nacional, dentre pinturas e esculturas, e a Galeria de Arte Florival Santos, aberta à visitação da comunidade durante a realização de eventos.
Também compõem o espaço as Divisões de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas, além de salas para trabalhos de pintura, desenho e cerâmica. No prédio também estão situadas as salas de ensaio da Orquestra Sinfônica e o Coro da UFS.
Ascom UFS
No responses yet