No último sábado, dia 14 de dezembro de 2024, a Associação dos Servidores Ativos, Aposentados e Pensionistas de Instituições Federais de Ensino em Sergipe (ASAP-SE), marcou presença na celebração dos 45 anos da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS).
O evento foi realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-SE) e reuniu membros da comunidade acadêmica e autoridades da UFS, ADUFS e de convidados de outras Instituições de Ensino Público Federal, para a comemoração de mais um ano – 45 anos – de história de lutas e conquistas dos docentes associados à ADUFS.
🌹A ASAP/SE foi representada pelo professor Eduardo Ubirajara, que, ao lado de outros convidados, participou da festividade, reforçando os laços de parceria entre as duas entidades. A presença da ASAP-SE no evento demonstra o apoio contínuo e a solidariedade entre os servidores aposentados e os docentes da Universidade Federal de Sergipe, sempre com foco na defesa dos direitos dos trabalhadores da educação.
A comemoração dos 45 anos da ADUFS foi marcada por momentos de reconhecimento às trajetórias de lutas e vitórias que a associação/sindicato alcançou ao longo de muitos anos, além de refletir sobre o impacto positivo da união entre as categorias, para fortalecer a defesa educação pública federal em Sergipe.
O evento serviu, também, como um ponto de encontro para fortalecer os vínculos entre os servidores da ativa e aposentados,l da UFS, além dos, com a certeza de que a colaboração mútua é fundamental para se continuar promovendo melhorias para a educacional, em geral, e particularmente, em favor de profissionais melhor qualificados para o crescimento econômico e para o desenvolvimento social da população sergipana, em geral.
A ASAP-SE reafirma seu compromisso com a valorização dos seus associados professores e dos técnico-administrativos – ativos, aposentados e pensionistas – na luta contínua de apoio às justas reivindicações de todos(as).
Na presença da Professora Josefa Lisboa, presidenta da ADUFS, o professor Eduardo Ubirajara elogiou a gestão dela Josefa, afirmando que: “Somente pelo modelo de _gestão cooperativo-participante_, é possível vislumbrar avanços nas negociações, para reposição das perdas salariais, com base em promessas do presidente da República atual, testemunhadas pelos reitores, nossos representantes nas assembleias legislativas estaduais e federais.
Além disso, outras reivindicações são feitas por nossos diversos colegiados de cursos, que precisam atualizar seus profissionais do ensino, da pesquisa e da extensão, a exemplo da reforma na carreira docente e na adoção de novos cursos de graduação e de pós-graduação, verbas de manutenção laboratorial, do acervo das bibliotecas setoriais, atualização das ferramentas tecnológicas, dos processo e do funcionamento dos cursos atuais.
Por fim, as Universidades e os Institutos Federais necessitam de parcerias, para o aumento do número de alunos(as), em fase de estágio supervisionado,em empresas industriais ou em outras empresas comerciais, funcionais, de tecnologia avançada, etc.

A professora Josefa Lisboa agradeceu-nos pela nossa presença ao evento e nós retribuímos-lhe, em nome do presidente da ASAP, administrador Arivaldo Prata Neto, agradecendo à presidente da ADUFS, pelas visitas dela à sede de nossa associação, que muito nos honraram, principalmente pelo gesto simples de convite às defesas conjuntas de justas causas em favor dos nossos associados e sindicalizados.
🌹 _PARABÉNS À ADUFS, AO TEMPO QUE DESEJAMOS A TOD@S, QUE FAZEM PARTE DESSE DINÂMICO SINDICATO, UM NATAL FELIZ E QUE 2025 SEJA UM ANO DE BOAS REALIZAÇÕES E DE PRAZEROSAS NOTÍCIAS DE PAZ E JUSTIÇA SOCIAL PARA TODO O MUNDO._🌹🌲




No responses yet