Prof. Eduardo Ubirajara R. Batista
Crescimento e desenvolvimento econômico são termos bem comuns quando o assunto é economia. No entanto, é importante ressaltar que crescimento é diferente de desenvolvimento, quando o primeiro nem sempre se alinha, de forma ascendente, levando o segundo. Isto é, a economia em boa ascensão não distribui a renda com quem sustenta, operacionalmente, as bases do crescimento – as classes menos abastadas, os trabalhadores. O que ocorre no Brasil, se já é difícil prever que as duas linhas ordenadas de cruzem, favorecendo o desenvolvimento social, não só em função do baixo crescimento da economia, que levaria à queda da qualidade de vida do povo, pior, quando a curva crescente da economia – leia-se PIB – dispara verticalmente, mas o poder de compra do povo não melhora e, às vezes, piora.
Assim, o desenvolvimento econômico-social não ocorre, quando a produção quantitativa cresce, gerando enriquecimento para os detentores dos bens de produção, por exemplo, mas sem promover, necessariamente, a melhoria das condições de vida da sociedade. Como é de conhecimento da maioria de nossos associados, pode-se medir o crescimento econômico, com o uso de alguns modelos teóricos. O modelo mais bem aplicado em nosso país é o do Produto Interno Bruto (PIB). Veremos, na matéria da próxima semana, como o PIB é calculado, determinando o status da mobilidade socioeconômica.
Acompanhar a (dis)paridade do crescimento versus desenvolvimento social, é importante para se medir como a qualidade de vida da sociedade, em função do crescimento econômico, melhora os indicadores da educação, saúde, renda, pobreza, cultura, lazer, entre outros. E é possível medir essa melhoria, por meio do cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o mais utilizado pelos estatísticos do serviço público, para realizar comparações das variabilidades do crescimento de diferentes setores econômicos, durante períodos previstos pelos planejamentos estratégicos e operacionais governamentais.
Os períodos mais praticados, para o acompanhamento do desenvolvimento social, tendem a coincidir, principalmente, com as semanas, o trimestre, o semestre e os anos do exercício da administração dos poderes econômicos e políticos. Os índices servem de auto-avaliação dos governantes, das representações trabalhistas em torno da mobilidade econômica popular do bem estar social não-governamentais. As avaliações servem, também, para comprovar, ou não, o crescimento econômico e os efeitos positivos esperados para a melhor distribuição renda e o consequente índice do IDH.
Assim, quanto mais dinheiro disponibilizado na praça, a partir da produção, da produtividade e dos lucros empresariais, bem como das consequentes vendas nos diversos setores do comércio, da indústria, do agronegócio e dos serviços diversos, pode-se analisar, mais e melhor, a capacidade do crescimento econômico-social. O aumento do poder de compra pela sociedade, da motivação e satisfação desta e de todos os segmentos econômicos e políticos renova a tendência de crescimento e desenvolvimento social. Desta forma, podem-se prever que investimentos irão gerar um melhor perfil da economia e do respectivo efeito dos melhores serviços e produtos.
Ao publicar os relatórios comparativos entre períodos determinados pelo poder político, novos incrementos e tecnologias inovadores são programados para os novos planejamentos periódicos. Cabe ao cidadão comum acompanhar a mobilidade e analisar como pretende investir e usufruir nos seus projetos de melhor aplicação, diante dos novos padrões de ganhos desejados.
Desta forma, conhecer essas nuances expostas de dados comparativos entre crescimento econômico e desenvolvimento social é fundamental para consolidação dos saberes econômicos e sociológicos, por parte do cidadão. Na próxima matéria, veremos como se calcula o PIB, conforme os fatores que o compõem.
REFERÊNCIAS
CAPITAL Now. Crescimento e Desenvolvimento Acadêmico. Disponível em: https://capitalresearch.com.br/blog/
crescimento-e-desenvolvimento-economico/ Acessado e comentado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 11 nov. 2023.
CRESCIMENTO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Disponível em: https://www.google.com/ search?q=crescimento+econ%C3%B4mico+x+desenvolvimento+social+co&sca_esv=581776001. Acessado e comentado por: eduardoubirajarabatista@gmail.com em: 11 nov. 2023.
Bom proveito e que tenham uma semana melhor!
Curta, compartilhe e comente!
No responses yet