Certa vez uma pessoa me procurou para pedir a orientação de carreira.
Falou que havia desenvolvido toda a sua atuação profissional na área de educação, chegando a ser secretário de educação do município. Porém, disse estar atualmente estudando direito, mas o que pretende mesmo entrar na área da saúde
Veja, transição de carreira é algo possível. Porém, essa diversidade tão ampla de áreas (educação x direito x saúde) dificulta um crescimento vertical. Este é um caso típico de total desorientação para onde se quer seguir.
Isso é muito perigoso, principalmente para profissionais e executivos de meia idade.
Dúvidas assim em adolescentes ou jovens em início de carreira é muito natural, porém, em profissionais mais experientes é algo extremamente preocupante.
O curso cronológica natural é que até os 24 anos você ainda tenha alguma dúvida, já que é muito jovem. Dos 24 aos 30 anos você já deve ter tido algumas oportunidades profissionais, que provavelmente, circularam em torno de uma mesma área (comercial, financeira etc).
Entre os 30 e 40 anos sua carreira começa a se consolidar. As responsabilidades passam lhe ser confiadas, e funções de liderança já despontam para você. A partir dos 40 você já deve estar maduro o suficiente para assumir funções de média e alta gerência e, a partir dos 45/50 anos, você já deve estar pensando em alta gerência ou funções de diretoria.
Claro que este cronograma não é uma régua precisa. Variáveis importantes não estão sendo analisadas aqui, tipo: ser dono ou filho do dono da empresa; se está trabalhando numa pequena, média ou grande organização; se está na indústria comércio ou serviço; como também não estamos analisando o grau de escolaridade. Fizemos apenas uma análise geral rasa de como funciona a carreira profissional média de nível superior, quando seguida de maneira planejada e bem administrada.
É possível começar como office boy e se tornar diretor da empresa? Sim, claro!
Eu tenho um amigo que começou assim e hoje é diretor nacional de um dos maiores bancos do país.
Para isso ele trilhou toda sua carreira de forma coerente. Estudou, concluiu graduação e MBA, sempre se qualificando e se atualizando tecnicamente em cursos voltados para a sua área de atuação.
A sua carreira também pode chegar nas alturas. Porém, será mais fácil se estiver bem claro na sua mente o que você quer para o seu futuro profissional.
Tenha foco, procure decidir o mais cedo possível, faça o máximo de experiências enquanto for jovem. E quando descobrir o que você ama, entre de cabeça estudando, praticando e se aperfeiçoando sempre.
Lembre-se não basta mais ser bom naquilo que você faz. Você precisa ser o melhor!
Sucesso!!!
Sua carreira tem foco? Sim, isso é importante. Leia e saiba o porquê.
#carreiraprofissional #foco #foconoobjetivo #headhunter #hunterh #sucessoprofissional]
No responses yet