5 alimentos que favorecem o equilíbrio da tireoide, segundo especialistas
Pequena no tamanho, mas imensa na importância. Assim é a tireoide — uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, que comanda uma série de funções essenciais no organismo. Responsável pela produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), ela influencia diretamente o metabolismo, a temperatura corporal, o ritmo cardíaco, o funcionamento do cérebro e até o equilíbrio emocional.
Para que a tireoide produza seus hormônios em quantidade e qualidade adequadas, o organismo precisa de um nutriente essencial: o iodo. Ele é o principal “combustível” dessa glândula, e sua deficiência pode comprometer a síntese hormonal, resultando em disfunções como o hipotireoidismo (produção insuficiente) ou hipertireoidismo (produção em excesso). Em casos mais graves, alterações prolongadas podem levar à formação de nódulos ou até câncer de tireoide.
O que causa distúrbios da tireoide?
Embora a predisposição genética desempenhe papel importante, fatores ambientais e comportamentais também influenciam. Entre os principais contribuintes para desequilíbrios na tireoide estão:
- Estresse pode destruir seu sorriso; saiba como proteger sua saúde bucal
- Cientistas identificam a razão pela qual mais meninos do que meninas têm autismo e TDAH
- Diabetes infantil pode ser desencadeada por estresse? Entenda os gatilhos da doença
- O que a psicologia diz sobre pessoas que postam pouco nas redes sociais
Clique no link abaixo e saiba mais:
5 alimentos que favorecem o equilíbrio da tireoide, segundo especialistas
No responses yet